segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MOINHO DO TIRILEU

Hoje tinha combinado com o meu colega de pedaladas Mário Manso ir pedalar para os lados do Figueiredo onde há um moinho antigo agora restaurado como casa de habitação .
Saimos de casa pelas 8 horas,passamos pela Portela dos Bezerrins,cortamos depois para a Ramalhosa com direção do Castanheiro Troncho para depois apanhar uma boa subida para o alto da Pedreneira .
Chegados ao alto já com as pernas bem quentes,ali estivemos um pouco a ver as vistas,  que daquele alto
consegue-se ver quase meio mundo EHEHEHEH .
Depois seguimos por uma descida em direção a um lugar chamado Hortas Cimeiras, até lá foi um estantinho.  
Depois seguirmos para o Mosteiro de São Tiago por um caminho que descobrimos por acaso .

Chegados ao Mosteiro continuamos em direção do Figueredo,passando num vale de hortas cultivadas,e logo apanhamos mais uma subida para o Sorvel Fundeiro .
Pedalando mais um pouco e lá chegamos ao Figueredo onde paramos no café para beber e comer alguma coisa .
Depois de ter a barriga mais aconchegada lá seguimos caminho,passando no Ribeiro do Figueredo e depois Val da Velha onde descemos,descemos,descemos até chegar ao Moinho do Tirileu .
Chegamos lá e ficamos de boca aberta com a beleza do local ,tudo bem arranjadinho, tudo bem tratado .
Por ali estivemos um pouco a ver a casa e a  ribeira, um sito espetacular .
E o pior estava para vir,pois tinhamos que descobrir uma passagem para o outro lado da ribeira e não era nada facil passar para o outro lado .
Mais uma volta para aqui mais uma volta para li e lá passamos para o outro lado, mas tivemos que molhar os pés e passar um bocado dentro da ribeira com agua pelo joelho.
Do outro lado da ribeira andava um homem a cortar lenha e a carregar para uma carrinha .
Perguntamos por onde ele tinha descido para ali,e ele disse logo vão ter de pedalar muito para sairem daqui do buraco que daqui até lá ao cimo vai ser duresa .
Lá ganhamos coragem e começamos a nossa luta com a subida,e com as nossa calma lá chegamos ao cimo.
E como se costuma dizer que muito sobe muito desce,e foi isso que aconteceu,apanhamos uma boa descida em direção da Ponte das Portelinhas .
 Passada a Ponte das Portelinhas lá seguimos um caminho agora mais rolante ,com destino á Sertã,passando ao fundo das Pombas depois passamos nas Torneiras,Casal da Estrada e entramos na  Sertã pelo cimo da vila .
Depois passamos por uma quelha que vai dar ás piscinas,passamos o jardim ,
Ponte dos Namorados e paramos no Bar da Carvalha onde bebemos uma bebida fresca para depois ir ver do almoço .
Mais um dia mais uma volta feita com o lema,
                                                PEDALAR PARA DESCONTRAIR

2 comentários:

  1. O meu trabalho é criar fantasia na vida das crianças, onde visto mil e uma personagens,as tuas fotos recriam a fantasia de um paraíso onde habitam fadas.Parabéns pelo Blog,bj sucras

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Luis,Como já tentei mais duas vezes e não me parece que o esteja a conseguir aqui vai desta forma: Bem, finalmente encontrei um tempito para um comentário no NOVO blog do meu GRANDE amigo Luís Cabaço.Antes de mais, parabéns pela iniciativa de criares um blog de natureza sã nesta área. Acredito que todos os amantes deste hobby/desporto sobre duas rodas, sem motor, partilham do meu agradecimento.Blogs que se orientam pela politica dos 4P’s e que têm como objectivo único partilhar trilhos e a respectiva envolvente e as aventuras/convívio de amigos, seja na região materna ou noutras, são sempre bem-vindos. Desejo que o mantenhas sempre neste trilho. Podes contar com o meu compromisso para dar, sempre que possa, o meu contributo para o sucesso do mesmo. FORÇA. Agora um pequeno comentário sobre as pedaladas aqui partilhadas.Através das fotos e descrições, lá dei as minhas voltinhas virtuais, como normalmente consigo fazer quando “navego” através dos posts de blogs que têm apenas como objectivo o que já mencionei atrás. Tudo MUITO BOM. Mas, não posso deixar de fazer uma crítica em jeito de questão:Então já não sabes “nadar”!!!? Para atravessar um simples curso de água tens de levar a menina às costas!? Para ser sincero tenho de dizer que deixas-me assim para o envergonhado, eheheheh!!! Só pode ser de não andares com a “Cambada” com a frequência recomendada!!! Um Grande Abraço e até breve, seja virtualmente ou “alive”. Silvério

    ResponderEliminar