segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ALVARES-LOUSÃ-CASTANHEIRA DE PERA

Já á algum tempo que tinha vontade de ir pedalar de roda fina pela serra da Lousã e o meu colega José Almeida tinha-me dito que ia para Coimbra de bike e eu aproveitei a boleia até á Lousã.




Sai de casa e fui até a Pedrogão Grande na minha viatura onde tinha combinado com o José Almeida, cheguei lá perto das 7h fui beber um cafézinho na pastelaria preparei as minhas coisinhas e entretanto o José chegou e fizemo-nos ao caminho.




Saímos pelo Val da Manta e entramos na Nacional 2 e passamos Valongo, Tojeira, Venda da Gaita, Picha, Alto da Louriceira, Louriceira e descemos até á Mega Fundeira e subimos até á Portela do Torgal.




Na Portela do Torgal descemos até ao Amioso Fundeiro e mais um pouco chegamos a Alvares onde tínhamos a primeira dificuldade do dia, uma boa subida até á Portela do Vento.




Chegamos ao alto e era hora de recuperar, aqui apanhamos um bocadinho a rolar até á Portela da Cerdeira e logo de seguida uma boa descida e passamos Cantoneiros, Esporão, Ladeiras e Cimo do Alvém.






No Cimo do Alvém cortamos á esquerda, e serpenteando a encosta da serra fomos passando Alegria, Pontão do Seladinho, Albergaria, Codeçais, Vilarinho e chegamos á Lousã, onde o José Almeida seguiu até Coimbra e eu tinha um caroçinho á minha espera que era a subida da Serra da Lousã.





Depois de me despedir do José lá me fiz á subida nas calmas e nada de correrias e passei Alfocheira e um pouco mais á frente parei no miradouro da Sra da Piedade para ver o Castelo de Arouce que fica numa cova por muito estranho que pareça porque normalmente os castelos ficam num alto mas este é diferente.








Lá fui seguindo a serpentear a serra, o dia estava mesmo bom para pedalar, encontrei muitos colegas do pedal a subir a serra, tb encontrei colegas Irlandeses que me passaram com uma bolina do caneco numa Tadem, um pouco mais á frente eles estavam parados e reparei que um deles era invisual e pensei que apesar de ele ser invisual tb pode desfrutar de umas boas pedaladas basta ter um amigo que o guie.







Lá fui subindo e passei Candal uma aldeia de xisto onde recordei uma voltinha de btt que tinha feito com uns amigos, e avistei um brutal single onde me tinha divertido á brava nessa mesma  voltinha.






Mais um esforço e cheguei ao alto da serra perto da Catraia da Ti Joaquina onde tinha passado tb na voltinha de terra.






Depois de subir muito era hora de descer muito e fiz-me á descida até que cheguei a um sitio que me veio á memória da minha juventude a Cova das Malhadas onde havia uma discoteca no meio da encosta da serra e eu quando era mais novo ia muita vezes.





Lá fui continuando e descendo até Castanheira de Pera onde parei numa pastelaria para comer e beber alguma coisa que a barriga já estava a dar sinal.


Com a barriga mais composta lá segui e passei perto da Praia das Rocas que estava cheia de pessoal a tomar banho que já estava quentinho.





Ao sair da Castanheira apanhei mais uma subida até á Derreada Cimeira mas a partir daqui já estava safo das subidas,  segui até á Venda da Gaita onde apanhei o mesmo caminho até Pedrogão Grande.






Cheguei a Pedrogão arrumei a bike na carrinha e fui até casa MUITO satisfeito com mais uma voltinha, e fiquei fã da serra da Lousã mesmo de roda fina, a serra tem umas vistas fantásticas é um espetáculo.
Quero agradecer a companhia do José Almeida até á Lousã é um companheiro á maneira.
E assim foi mais uma voltinha co o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.







2 comentários:

  1. BOas Luís

    Gostei muito do nosso passeio a meias. Aquela subidinha do Amiosinho deu-me muito prazer. Venham daí mais.

    Um abraço e boas pedaladas

    ResponderEliminar
  2. Espectacular voltinha e com "cheirinho" à "Estrada do Céu"!
    Um abraço
    Silvério

    ResponderEliminar