segunda-feira, 5 de novembro de 2012

VOLTINHA DAS CASTANHAS

Este domingo decidimos ir ás castanhas, juntamo-nos três pedalantes e lá fomos ver delas.




Saí de casa e fui ter com o Mário que ainda estava a calçar os sapatos, ele estava a ver se deixava de chover é que a manhã estava um pouco chuvosa mas nada que nos fizesse ficar em casa, fomos ter com o Filipe á pastelaria Estrela Doce para beber um cafézinho.



Depois de beber o café montamo-nos nas nossas burras e lá fomos, saímos da Sertã pelo lado da Câmara Municipal passamos ao lado dos Bombeiros e entramos na terra perto do Barreiro da Foz.



Com a estrada nova que vai para Oleiros alguns caminhos foram cortados e tivemos que andar a inventar uns ao lado da estrada nova até que chegamos ao Casal da Estrada e Val Porco.


No Val Porco descemos até á ribeira, passamos para o outro lado e já molhamos os pézinhos é que já choveu um pouco e as ribeiras já levam alguma água.



Depois de passarmos a ribeira apanhamos uma boa subida, lá fomos pedalando até Val Carvalho e logo a seguir Marinha Val Carvalho, passamos pelo meio da aldeia e tb por um engraçado túnel numa casa antiga.



Lá fomos pedalando até que chegamos aos castanheiros metidos no meio do mato onde paramos para apanhar algumas castanhas algumas ainda nos ouriços e tb apanhamos algumas picadelas.



Depois de termos nas mochilas umas belas castanhas seguimos o nosso caminho e daqui para frente não era fácil é que levávamos um bom peso ás costas e tínhamos umas boas subidas á nossa espera, mas nada que nos mete-se medo.



Lá nos metemos por uns caminhos novos onde nunca lá tínhamos passado, apanhamos umas surpresas pelo meio, muitas silvas e muito mato, ainda arranhamos as pernas.



Depois de umas valentes subidas chegamos ao Alto do Viseu onde paramos para descansar um pouco e ver as magnificas vistas.


Já mais recompostos seguimos e descemos para o Cimo do Ribeiro e mais um pouco chegamos á Herdade onde andamos por uns singles no meio da aldeia, depois dos singles paramos no café para beber alguma coisa.



Depois da bebida fomos andando e passamos por mais uns singles até á Passaria e a Malpica, lá continuamos e passamos Ribeira da Ferreira, Codiceira e Alto da Carreira onde apanhamos o caminho para a Ponte das Vinhas, seguimos um single até Goselhas e entramos na Sertã pela praça dos Táxis.



Paramos na Carvalha para beber um cházinho e dar dois dedos de conversa.



O dia tinha amanhecido com alguma chuva mas com o passar do tempo até ficou bom para a nossa voltinha.




E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.







3 comentários:

  1. Sempre boas voltinhas. Muito curioso tunel, já que não aparenta qualquer utilidade! hehehe

    ResponderEliminar
  2. Uma Voltinha ("do gamanço") das Castanhas, com registo de quadros muito bonitos desta singular estação do ano.
    No sábado passado também "gamei" umas bonitas e deliciosas castanhas super biológicas na Gardunha. Um bem precioso perdido pela natureza por vários pontos deste país. Ainda bem que há Bêtêtistas e Javalis. :)
    Um abraço
    Silvério

    ResponderEliminar