segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PRAIA FLUVIAL DO MOSTEIRO-FONTÃO FUNDEIRO

Mais  um domingo com umas pedaladas em solitário.




Sai  de casa por volta das 7 h 30, parei na Pastelaria Estrela Doce para beber um cafézinho e comer um pastel de nata, com a caféina tomada fui na minha carripana até á Praia Fluvial do Mosteiro perto de Pedrogão Grande.




Cheguei lá estacionei e preparei as coisinhas, ainda não eram 8 h sai para mais uma voltinha.




Sai e passei pelo meio da aldeia, entrei num trilho pedestre o Trilho da Bouça um trilho espetacular mesmo ao lado de uma levada, fui indo até que cheguei ao Açude da Bouça um sitio muito bonito, ali só se ouvia a cascata e os passarinhos.




Continuei e segui por um caminho ao lado da Ribeira de Pera até perto da aldeia de Salaborda Nova e um pouco mais Sarzedas do Vasco onde passei por uma quelhas muito fixes.




Fui pedalando até que cheguei á aldeia da Alagôa, continuei por uma boa subida para aquecer é que o dia estava fresquinho.




Depois da subida veio uma descida até á Aldeia Fundeira onde encontrei um moinho antigo já um pouco em ruínas, é pena não restaurarem estes antigos moinhos e muitos lagares que tb se encontram por ai.




Lá continuei com as minhas pedaladas até ao Fontão Fundeiro onde tinha uma valente subida á minha espera.




Nas calmas fui pedalando até que um pouco mais á frente encontrei um parque de campismo com casas feitas de madeira no meio de uma encosta e que tem vista para a ribeira, um verdadeiro sossego, pelo que vi acho que são de um belga.





Continuando com a subida cheguei perto da Silveira e agora era descer até aos Pardieiros Fundeiros uma aldeia quase abandonada, mais á frente encontrei a aldeia da Goladinha e um bonito açude da Ribeira D´Alge.




Depois de umas fotos segui por mais uma boa subida até á Coelheira, um pouco mais á frente passei Ágria Pequena, Ágria Grande, Várzeas e Vila Facaia onde parei no café os Velhakitos para comer e beber alguma coisa.
Ali estive um pouco á conversa com a dona do café mas com as horas a passar tinha que seguir caminho e lá fui até ao Casal do Cume onde passei por cima do IC 8 e desci por um caminho ao lado do IC 8, uma boa descida com algumas árvores caídas ainda do temporal de á umas semanas atrás.




Ao fundo da descida encontrei novamente a Ribeira de Pera, passei a aldeia do Gravito e do Rabigordo onde existe um percurso pedestre que tem o nome a Na Senda da Ribeira de Pera que tb tem um parque de merendas perto da Ribeira.




E com a voltinha a chegar ao fim cheguei ao ponto de onde tinha partido, o Mosteiro e a sua bonita praia fluvial onde no verão passado fui passar uma tarde de domingo com a família e tomar um banho na fresca água da Ribeira de Pera.




E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.







2 comentários:

  1. Espectacular volta e ainda mais espectaculares fotografias e relatos! Mais uns recantos simplesmente LINDOS dessa bela região! De facto PEDALAR por aí é mesmo uma DESCONTRACÇÃO total e o PRAZER está sempre garantido!
    Muitos Parabéns e Obrigado pela partilha!
    ABRAÇO
    Silvério

    ResponderEliminar
  2. ode fica a quarta imagem com aquele belo açude

    ResponderEliminar