segunda-feira, 15 de abril de 2013

FRAGA DA PENA-SERRA DO AÇOR

Mais um domingo e mais uma voltinha, fui eu e o Mário Manso desta vez para os lados da Fraga da Pena e Serra do Açor.





Saímos de casa por volta das 7 h e fomos até á aldeia da Benfeita de onde demos inicio da nossa voltinha, tinha feito um track com poucos km é que a serra é dura de roer.





Chegamos á Benfeita preparamos as coisinhas e lá fomos nós desfrutar os magníficos trilhos.





Começamos logo num trilho pedestre ao lado de uma levada, muitas vezes pedalamos por cima de um muro, tinha que se ter muita atenção se não íamos ter á horta.





Fomos indo e ficando maravilhados com os trilhos, houve alguns sítios que tivemos de andar com as bikes ao colo é que não dava mesmo para pedalar.





Um pouco mais á frente encontramos a aldeia do Pardieiros onde paramos para beber um cafézinho.





Depois do café seguimos e continuamos por um single até á Fraga da Pena, deixamos as bikes escondidas e descemos até á cascata principal da Fraga da Pena.






Para lá chegar tivemos que descer umas escadas mesmo inclinadas, passamos ao lado de uns moinhos antigos que estão um pouco degradados já em ruínas.





Chegamos lá abaixo e encontramos uma espetacular cascata a escorrer por uma grande rocha uma imagem muito bonita.




Depois de tirar-mos umas fotos e de regalar as vistas era hora de subir tudo outra vez, lá chegamos ao pé das bikes e continuamos a nossa voltinha.
Mais á frente encontramos uma malta que tem umas casas todas em pedra que vinham de tomar banho na cascata, disseram que a água até que estava boa não estava muito fria mas eu tinha lá andado e tinha reparado que não estava muito quente eheheheeh.





Lá continuamos e fomos ter á aldeia do Sardal onde tivemos um pouco á conversa com um velhote, entretanto lá continuamos até ao Enxudro.





Passamos a aldeia e entramos na Mata da Margaraça, passamos pela casa grande e pelo meia da mata com muitos regatos pelas encostas abaixo uma maravilha.






Depois de sair da Mata da Margaraça tivemos que subir um pouco até Relva Velha e mais um pouco até ao alto da Serra do Açor foi uma subida bem boa.





Já no alto paramos para comer umas sandochas que levávamos e regalar as vistas espetaculares que tinha-mos ali do alto.






Já mais recompostos seguimos agora a descer até á aldeia de Parrozelhos já num vale, e mais á frente a aldeia do Porto Castanheiro.






No Porto Castanheiro entramos num single dos mais bonitos que fiz até hoje quase todo em lage um ESPETÁCULO.






Um pouco mais mais á frente o single acabou e tivemos que subir uma encosta com as bikes ás costa até encontrarmos o caminho de novo.






Depois de chegar ao caminho seguimos e descemos até á Teixeira  e Água de D´Alte, subimos mais um pouco para descer outra vez para perto do Sardal.






Continuamos e passamos no outro lado da Fraga da Pena e chegamos á Benfeita com um grande AMASSO e uma voltinha espetacular.






Arrumamos as coisinhas e regressamos, no Alto da Louriceira paramos para comer alguma coisa, comemos umas febras, uma postinha de bacalhau grelhada e uma cervejinha preta para hidratar.






Com a barriga composta chegamos á Sertã muito satisfeitos com mais uma voltinha de domingo.






E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



MAIS FOTOS AQUI


4 comentários:

  1. Luis e Mario, com base na excelente reportagem, relato e fotos, digo que andaram a pedalar para descontrair num Paraíso de BTT, e não só! Dá para imaginar os belos mergulhos que se vão dar por aí daqui a uns tempitos!
    Parabéns e ABRAÇO para os dois
    Silvério

    ResponderEliminar
  2. Thanks so much for posting this. Eu e algunos amigos meus vao para la em maio, 2014. Obrigado. E desculpe que noao excrevo bem o portugues!

    ResponderEliminar
  3. Olá Frank..
    É um sitio espetacular bonitas quedas de água, muito bom para no verão tomar uns banhos, aconselho uma visita....

    Grande abraço

    Luis Cabaço

    ResponderEliminar
  4. Halo, Luis, pode ser que voce conhece isso: https://www.youtube.com/watch?v=_c5wSa-vwWE e isso: https://www.youtube.com/watch?v=uEryJg885FA e isso: https://www.youtube.com/watch?v=poJk-iccJ50

    muito obrigado!

    ResponderEliminar