segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PEDINTAL-TOJAIS

Mais um domingo com mais uma voltinha, desta vez fui dar umas pedaladas pelo Val da Ribeira da Isna e Serra dos Alvelos.

Desta vez arranjei companhia, o Mário Manso tb foi, foi difícil convence-lo mas lá se decidiu.

Saímos na minha viatura e fomos até á aldeia da Perna do Galego na encosta da serra.

Estacionamos, preparamos as bikes o resto do material e lá fomos nós desfrutar uns trilhos.

Para começar apanhamos logo um pouco de subida para depois seguir por um caminho á meia encosta e tb com algumas descidas.

Lá fomos pedalando e ouvindo os regatos que com a chuvas já levam uma boa dose de água.

Encontramos muitas cascatas pela encosta da serra, uma maravilha.

Depois de uma boa descida entramos num caminho que vai para umas hortas perto da ribeira e chegamos á aldeia do Vale de Lousa.

Passamos a aldeia por uns caminhos de carroça que já não são muito utilizados, caminhos de antigamente.

Passado o Vale de Lousa seguimos por uma boa descida até á Azenha do Barbeiro.

Já lá tinha estado á uns tempos mas tinha ficado a promessa de lá voltar depois de umas boas chuvadas, para ver a sua magnifica cascata.
Antes de lá chegar ainda tivemos que passar uma ribeira e o pior é que com as chuvas a ponte tinha caído e tivemos que fazer equilibrismo por cima de uns carris de linha do comboio com as bikes ás costas.

Passada a ribeira fomos então ver a cascata, mas antes de lá chegar já se ouvia a grande que de água.

Fomos encontrar uma cascata espetacular que fazia um grande barulho, ali nos entretemos um pouco a ver aquela beleza.

Depois de umas fotos e uns vídeos era hora de seguir caminho, e lá fomos por uma boa subida.

Depois da subida veio uma descida até ás margens da Barragem das Corgas, mais á frente encontramos uma ponte romana com a bela ribeira da Isna.
Mais umas fotos e seguimos até ao Pedintal e Corga do Moinho.

Na Corga do Moinho entramos num single ao lado da ribeira e fomos até á aldeia da Ribeira da Isna.

Seguimos um pouco por alcatrão até perto do Vale da Cuba, entramos novamente em terra por um vale com umas belas quedas de água e fomos ter á aldeia dos Tojais.

Tojais é uma aldeia na encosta da Serra do Alvelos já abandonada com umas casas já em ruínas.
Passado os Tojais seguimos por uma valente subida até ao alto da serra, uma subida que não se deu nada bem com o Mário é que ele fartou-se de ralhar com ela, não sei por que....

Nas calmas lá chegamos ao alto e entramos no estradão das Eólicas, passamos o Posto de Vigia e descemos os ultimos 4 km até onde tínhamos dado inicio á nossa voltinha.

Chegamos ao carro satisfeitos com a voltinha pelo Val da Ribeira da Isna e Serra dos Alvelos.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.