segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

BOUÇÃ-BAIRRADAS

Ontem foi dia de ir dar umas pedaladas pela terra enlameada, já á algum tempo que andava para ir ver o trilho da Barragem da Bouçã até á Foz de Alge por onde passa a Grande Rota do Zêzere.

Tinha combinado com o Mário Manso para ir comigo para irmos lá dar uma vista de olhos.

Saímos da Sertã sem antes ir beber um cafézinho á Pastelaria Estrela Doce, já com a caféina no nível mais alto lá fomos na minha viatura até á Barragem da Bouçã de onde íamos dar inicio á nossa voltinha.

Encostamos a viatura preparamos as coisinhas e lá fomos nós.

Seguimos um pouco pelo alcatrão, entramos na terra por um trilho sempre ao lado do Rio Zêzere, sempre perto da água e pelo meio de mimosas em flor com um cheirinho agradável.

Chegamos um pouco mais á frente seguimos por um caminho que abriram novo para passar o GRZ.

Passamos por subidas que tivemos que fazer ao lado da bike e umas descidas cheias de regueiras onde tivemos que ter muito cuidado para não dar uma cambalhota.

Mais umas pedaladas e chegamos a Provência, um belo parque de merendas junto ao Rio com mesas para o pessoal descansar e com uma churrasqueira e tudo.

Um belo sitio para um mergulhos e um bom petisco.
Lá seguimos a voltinha, mais uns metros e uma surpresa o caminho que tinha feito estava tapado com uma ponta do Rio, é um braço da Barragem de Castelo de Bode.

Tivemos que abortar, voltamos a trás e por outro caminho fomos ver se tínhamos alternativa mas não tivemos sorte.

Para passar para o outro lado tínhamos que subir até perto da Bairradas para depois seguir para o Val do Rio e ai seguir até á Foz de Alge.

Chegamos ao Casal da Fonte e decidimos abortar a volta que tínhamos planeado, em comum acordo decidimos ir descobrir uns singles ali pela zona das Bairradas e aldeias vizinhas.

Á uns tempos atrás tinha passado por ali e tinha visto que havia uns singles porreiros e tinha ficado a promessa de ali voltar para dar uma vista de olhos ali pelos singles.


Por ali nos entretemos a manhã pelo Casal da Fonte, Retiro, Bairradas, Casal dos Vicentes, Casal dos Ferreiros com uma boa mão cheia de singles que o pessoal leva para as hortas.

Com uma boa dose de belos singles fomos até ao café Maçudo para comer alguma coisa, chegamos lá e não havia grande coisa para comer.

O dono do café que até foi um gajo porreiro disse-nos, vão ali á padeira que ela  costuma trazer trazer uns bolinhos quentinhos.

E lá fomos ver, chegamos á carrinha e ficamos logo com os olhos regalados com tanta variedade de guloseimas, mas escolhemos um belo pão com chouriço com muito bom aspecto.
Fomos novamente até ao café para beber alguma coisa, ali nos entretemos um pouco a saborear o pão com chouriço e uma bela bebida.

Já mais compostos era hora de seguir caminho e com mais uma mão cheia de singles fomos até Marvila e descemos até ao Bairro da EDP já perto da Barragem.


Ainda andamos a ver se dava para ir até perto da barragem para vermos mais de perto a bonita queda de água mas não tivemos sorte, ainda perguntamos a um senhor que por ali passava mas ele disse que só nos dias de semana e com ordem do porteiro é que lá se podia ir.
Mais um pouco e chegamos á carrinha com uma pequena voltinha mas com uma barrigada de belos singles, arrumamos as bikes e o resto do material e regressamos á Sertã.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



1 comentário:

  1. Mais uma voltinha com muita descontracção mas de fazer crescer água na boca a qualquer amante deste hobby/desporto! Com base na excelente reportagem, é uma volta fantástica, seguramente!
    Parabéns
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar