segunda-feira, 14 de abril de 2014

CORGAS-LISGA-MOUCHO

Mais um domingo com voltinha de fininha, mais uma vez com a excelente companhia do José Almeida.

Desta vez estudamos uma voltinha pelas serras aqui da região, sei que não ia ser fácil porque o que por aqui não falta são subidas e algumas das boas.


Sai de casa e fui até á Pastelaria Estrela Doce para ingerir a cafézinho e comer o pastelinho de nata, entretanto chegou e José Almeida, tudo preparado e lá fomos dar umas pedaladas.

Saímos da Sertã e para começar subimos para a Mougueira, sempre sem grandes pressas fomos passando, Portela dos Bezerrins, Moinho do Cabo, Val do Pereiro, Moinho Branco, na Maljoga cortamos á esquerda para a Isna de São Carlos e subimos até ao Cabeço do Moinho.


Aqui tinha pensado fazer uma surpresa ao José Almeida, seguir pela subida da Folga, uma das subidas mais duras aqui da zona, não é muito longa mas tem uma boa inclinação.
Lá seguimos á esquerda e passamos a Folga e começamos logo a subir, até ao Malhadal nem deu para falar se não perdia-se a pedalada, já no alto era tempo de recuperar um pouco, depois de regular o folego seguimos e passamos o Malhadal e entramos numa estradinha até ao Fatelo.

Uma estradinha sempre á meia encosta com uma vista espetacular, chegamos ao Fatelo e encontramos um pessoal que estava na matança do porco, aqui pelas aldeias ainda se mantem a tradição.

Tiramos uma foto e seguimos a nossa voltinha, lá fomos indo até ás Corgas, subimos até ao cimo da aldeia e paramos para ver a aldeia lá do alto, do alto é de onde se tem as melhores vistas e é verdade.

Continuamos e descemos até á Barragem das Corgas, paramos para tirar umas fotos e dar um vista de olhos, depois da barragem tínhamos uma boa subida á nossa espera, lá fomos indo nas calmas, passamos ao lado do Vale da Lousa, continuamos até ao Vale da Cuba e logo de seguida Ribeira da Isna.

Mais umas pedaladas e chegamos á Isna de Oleiros, entramos depois na estrada que liga oleiros á Sobreira Formosa e mais uma subida estávamos no alto da Serra dos Alvelos, com uma panorâmica espetacular, custa subir mas depois de lá estar temos a recompensa de termos uma bela paisagem.

Depois de regalar as vistas com as belas paisagens seguimos por uma boa descida até perto da Lisga, cortamos á esquerda para o Caniçal, como ontem era dia de Paris Roubaix tb tínhamos que dar a nossa homenagem e no Caniçal tivemos a nossa  1ª secção de pave.
Passado o Caniçal seguimos para a Roda, Bonjardim, Açude Pinto, Foz da Panasqueira e Oleiros onde paramos para comer alguma coisa mais consistente.

Com a barriga mais composta seguimos e passamos Oleiros, um pouco mais á frente cortamos á esquerda e seguimos para a Tojeira de Baixo, Ribeiro da Serra, mais á frente no Borralhal entramos na nossa 2ª secção de pave, deu bem para abanar o esqueleto.

Continuamos e chegamos ao Moucho, aqui foi a 3ª secção de pave, esta era de 4* EHEHHEEHEHE, daqui até ao Vale Soto foi um rápido, uma estradinha estreitinha mas com bom piso e com uma paisagem bem bonita.

Já no Vale Souto entramos na nossa 4ª e ultima secção de pave esta era a mais longa delas todas, era para abanar tudo como deve de ser, passado o pave seguimos para o Porto do Troviscal, cortamos á esquerda e subimos para o Carvalhal e mais um pouco para a Feiteira e Figueiredo.

No Figueiredo era hora de missa mas como já estávamos atrasados não nos deixaram entrar tivemos que seguir viagem ehehhheheheeh, subimos mais um pouco para depois seguir á meia encosta, e mais uma vez com uma vista fantástica, mais á frente cortamos á direita para o Mosteiro de São Tiago e descemos para a Ponte das Portelinhas para mais uma subida das boas.
Até á ponte foi a uma boa velocidade depois da ponte foi um pouco mais devagar, foi aqui que o José Almeida se zangou comigo, ele até me disse que esta subida era escusada, mas sem esta subida não era a mesma coisa eheheheheh, é uma subida que é matreira, quando se pensa que já estamos safos é que ela empina mais uma pouco, mas nas calmas tudo se faz.


Subida feita e era a ultima desta voltinha, aqui era só descer até á Sertã, passamos Maxial, e mais á frente entramos na estrada nova até á Sertã, passamos a vila e fomos até á Carvalha ver o pessoal do Btt, pois era dia de maratona da Selindabtt, ali estivemos um pouco a ver os atletas e á conversa com malta conhecida.

Entretanto e José Almeida teve que ir, despedi-me dele e ficou a promessa de outras voltinhas mas sem tantas subidas eheheheeheh, eu ainda fiquei por ali um pouco á conversa, mas com a hora de almoço a chegar tinha que ir embora, e lá fui eu por mais uma subida até á Mougeira onde cheguei com mais uma boa voltinha com uma excelente companhia.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



1 comentário:

  1. Volta extraordinária e mais uma excelente reportagem que me permitiu "pedalar", virtualmente, por muitos lugares e subidas/descidas bem conhecidos e matar saudades dos mesmos! Muito Obrigado
    Para o José Almeida "Descontrair" e não se zangar contigo, para as próximas tens de o levar a pedalar em percursos como Alvito da Beira>Herdade>Esfrega>Fórneas>Isna>Serra dos Alveólos e Alvito da Beira>Mó>Sesmo>Pomar>Lisga>Serra dos Alvéolos, entre outros, e vais ver que nunca mais se queixa!!! Eheheheheheh
    Também gostei da bonita homenagem à rainha das clássicas!
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar