segunda-feira, 7 de abril de 2014

PAMPILHOSA DA SERRA-UNHAIS O VELHO

Mais um domingo com uma voltinha de fininha desta vez tive a companhia do José Almeida.


O José Almeida já á algum tempo que me andava a dizer que gostava de ir conhecer a Barragem de Santa Luzia, e disse-me para arranjar uma voltinha por lá.

Pensei em começar em Oleiros para a volta ser mais curta, mas mesmo assim um pouco durinha, as subidas por aquelas bandas fazem mossa.

Sai de casa fui beber o cafézinho e provar o pastelinho de nata á Pastelaria Estrela Doce, já com mais algumas calorias fui até ao local onde tinha combinado com o José Almeida.

Á hora combinada lá estava ele pronto e fomos na minha viatura até Oleiros que agora com a estrada nova é um saltinho até lá.
Chegamos a Oleiros arrumamos a viatura, preparamos as bikes, preparamos as coisinhas e lá fomos nós dar umas pedaladas.

Saímos de Oleiros pela estrada velha até ao alto do Casal Novo, uma estrada com um piso algo irregular mas a subir até se faz bem.

Já no alto era hora de descer uma boa descida até á ponte de Álvaro, a boa velocidade depressa chegamos á ponte onde paramos para ver a bela aldeia de Álvaro e o Rio Zêzere com a cota máxima.

Depois de umas fotos tínhamos uma boa subida pela frente, lá fomos indo nas calmas até perto de Maria Gomes uma aldeia já lá no alto.

Mais á frente cortamos á direita e mais um pouco de subida chegamos ao alto da Pampilhosa da Serra, e que vistas espetaculares, estava um dia mesmo bom para pedalar pelas serras.
Mais um subida feita e mais um descida para fazer desta vez até á bela Vila da Pampilhosa, paramos no meio da descida para ver o belo manto branco que cobria a vila, um belo lençol de nevoeiro, uma paisagem bem bonita.

Com mais uma foto tirada seguimos até á Pampilhosa, passamos a ponte e seguimos logo pela direita para Sobral Valado, mais uma boa subida nos esperava.

O José Almeida só ralhava comigo como é que eu tinha escolhida tantas subidas, mas por ali o que não falta são subidas.

Lá fomos pedalando sem querer fazer boas médias é que nós gostamos é de desfrutar as belas paisagens que vamos encontrando pelo caminho, nada de correrias.

Passamos Sobral Valado e mais um pouco de sobe e desce chegamos á aldeia do Cabril, paramos ao pé do monumento do trabalhador para tirar uma foto.
Uma pirâmide cheia de enxadas, ancinhos, forquilhas e outras ferramentas bem no meio da aldeia.

Mais uma foto tirada e seguimos até á Barragem de Santa Luzia, que bela paisagem ali se encontra, um espectáculo.

Depois de regalar as vistas com a bonita paisagem continuamos e passamos Vidual de Baixo de seguida Vidual de Cima, mais uma subida e uma descida passamos Malhada do Rei e mais umas pedaladas chegamos a Unhais o Velho.

Paramos numa tasca para comer alguma coisa mesmo no meio da aldeia, depois da barriga mais composta seguimos e tínhamos uma boa subida até á Portela de Unhais.

No meio da subida passamos por uns colegas que andavam a fazer o Skyroad, aquilo era só atletas da elite Vítor Gamito, Ricardo Figueiredo e muitos mais.
Nós que éramos fraquinhos lá fomos indo na nossa pedalada, passamos a Portela de Unhais e seguimos até ao Casal da Lapa e logo de seguida paramos no miradouro da Barragem de Santa luzia.

Subimos ao Miradouro para ver a bonita albufeira que está bem composta, bem cheiinha.

Com as horas a passar tínhamos que seguir, passamos Armadouro e sempre a boa velocidade depressa chegamos a Cambas.

Passamos a ponte do Rio Zêzere e o pior estava para vir, uma valente subida até ao Casal da Portela, nas calmas lá fomos pedalando e ganhado altitude.

Já no alto era hora de recuperar um pouco, um golinho de água e seguimos para o resto da voltinha.
Mais á frente passamo Rabaças e entramos na estrada que liga Oleiros a Castelo Branco, seguimos á direita passamo Milrico, Foz da Panasqueira e chegamos a Oleiros com mais uma bela voltinha de fininha.

Um voltinha por boas estradas com fantásticas paisagens das serras aqui do interior do nosso pais.

E assim foi mais uma bela voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




1 comentário:

  1. Luís, uma grande, espectacular e invejável volta para descontrair, como sempre, muito bem documentada nesta reportagem!
    Conseguiu que vos "acompanhasse" ao longo da mesma, ao ponto de até "sentir" as sensações e emoções, que este percurso nos vai transmitindo, tanto pelo seu traçado como pelas vistas soberbas que proporciona!
    Ao José Almeida, podes dizer-lhe que não foste assim tão mau, pois ainda o poupaste da "subidita", bem digna do nome, da Barragem!
    Grande Abraço

    ResponderEliminar