segunda-feira, 19 de maio de 2014

CABAÇOS-FIGUEIRA DA FOZ

Com o verão a chegar as idas á praia estão por ai, e como não pode faltar a família vai de carro e eu vou de fininha para ganhar apetite para o almoço.

Tinha planeado uma ida por estradinhas mais sossegadas, tb pensei em passar pelos Cabaços uma terra com o meu apelido, os antigos donos deviam ser meus parentes eheheheeheheh.

Com as coisinhas todas prontas lá sai de casa para mais umas pedaladas, desci até á Sertã, a vila ainda estava meia adormecida, estava tudo calminho excepto a malta que vinha da discoteca vinha bem alegre.

Sai da Sertã pela Rotunda da Eirinha e Fonte Branca, lá fui pedalando com direcção ao mar e fui passando, Faleiros, Porto da Cruz, Alto Ventoso, Cernache do Bonjardim, Roda do Cabeço, Casal Madalena, Portela da Oliveira, e a boa velocidade pela descida do rio depressa cheguei ao Vale da Ursa.

Paragem obrigatória para tirar uma foto á Ponte, foto tirada e segui com as minhas pedaladas, passei a ponte para a outra margem do Rio Zêzere e segui por uma ligeira subida, passei Vale Serrão, Peralfaia, Vales e Besteiras.
Nas Besteiras segui pela direita e com o terreno mais rolante fui pedalando e passando Penas Alvas, Ereira, Carril, Casal do Zote, Senhora da Orada, Portela do Brás e Cabaços, parei na pastelaria  Rosa do Zêzere para comer um bolinho e beber o cafézinho.

Já saciado com o café e o belo pastelinho de nata segui e cortei á esquerda para Pussos, Portela das Feiteiras, Quinta Santa Rosa, Rominha e Alvaiázere, passei a vila e segui por uma boa subida até á Porta e Marzugueira, uma subida na Serra de Alvaiázere.


Com a subida esfolada agora tinha uma bela descida pelo Val da Mata com uma espetacular paisagem, já á uns tempos que lá tinha andado mas de btt , tem uns belos singles cheios de pedra, muito bonitos.

Descida feita e passei Vale da Couda, Almoster, Casal Rainha, Gaita, Casal da Clara, Bairrada, Macieira, Rebolo, Gesteira de Cima, Portela do Fojo, Aldeia do Rio, Carrapia, Abiul e Castelo, aqui segui pelo I C 8 até Pombal, I C 8 mas pode-se andar de bicicleta.

Entrei em Pombal e parei novamente para comer mais alguma coisa, parei mesmo no centro da cidade, depois da barriga mais composta continuei a minha voltinha e passei Fonte Nova, Santorum, Granja, Casalinho da Foz, Ratos, Mourisca de Baixo, Mata Mourisca, Mourisca de Cima, Pedrogueira e Guia.
Na Guia cortei á direita e pela Nacional 109, uma estrada já com muito transito e ao domingo de manhã é um corrupio desgraçado, tem que se ter muita atenção, atenção redobrada e lá segui por Vale de Lezide, Cabeço, Matos do Carriço, Vieirinhos, Marinha das Ondas, e as infindáveis rectas uma grande seca.

Mais á frente fiz um pequeno desvio e fui dar uma vista de olhos á Costa de Lavos e ver os pescadores, visita feita e voltei a trás e segui até á Figueira, paragem em cima da ponte para tirar umas fotos e ir até á praia de Buarcos onde tinha a família á espera.

Cheguei arrumei a bike e fomos até á Serra da Boa Viagem para o almoço que foi um belo picnic á sombra no meio da floresta, uma belo almoço depois de uns bons km de bike.


Com a barriguinha cheia fomos ver as bonitas vistas do Miradouro da Bandeira, regressamos depois á praia da Costa de Lavos, foi uma tarde bem passada na brincadeiras com os meus pequenos.

Foi mais umas pedaladas até á praia e com um picnic na Serra da Boa Viagem.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Sem comentários:

Enviar um comentário