domingo, 21 de setembro de 2014

LADEANDO A RIBEIRA DA ISNA

Mais um domingo e mais umas pedaladas de roda grossa, desta vez tive a companhia do Hugo Lopes, um colega de pedaladas que tem família aqui na zona, é cliente do meu blog e tem seguido as minhas voltinhas, este fim de semana contactou-me e veio até á Sertã ter comigo para dar umas pedaladas aqui pela zona.


O tempo tem estado muito incerto, hora chove hora faz sol, que rico verão tem estado, mas como a terra tem estado molhada pó nem velo, está mesmo bom para pedalar pelo mato, hoje com companhia lá fomos pedalar e acompanhar a Ribeira da Isna.


Saímos de minha casa e subimos até á Portela dos Bezerrins, fizemos mais um pouco de alcatrão para aquecer as pernas, a seguir á Portela cortamos á direita para entrar na terra, e pedalamos até ao Moinho do Cabo.


Entramos no alcatrão até ao Vale do Pereiro, cortamos novamente á direita e  lá fomos subir a Serra da Longra.

Sempre descontraídos lá fomos pedalando até ao alto da serra, descemos depois até perto dos Vales da Longra, mas uma boa descida e com a companhia da Ribeira da Isna chegamos á Ponte dos Três Concelhos.
Passamos por cima da ponte e entramos no Concelho de Mação, lá seguimos por mais uma boa subida até ao alto dos Colos.

Já no alto foi só atravessar o alcatrão e entrar outra vez na terra, mais uma vez a descer chegamos ás Casas da Ribeira.


Passamos ao lado do lagar antigo e seguimos ao lado da Ribeira do Bostelim, a ribeira faz ali umas curvas e tivemos que atravessar a ribeira três vezes, seguimos um bocadinho dentro de um regato que mesmo com a chuva que tem caído ainda vai seco.


Lá fomos pedalando até ao Poço Caldeiro, um açude da Ribeira do Bostelim, mais encontramos o Vale da Urra, continuamos e fomos atravessar a Ponte Romana da aldeia, recuperada á pouco tempo, está de cara lavada.


Passada a Ponte Romana subimos um pouco e entramos no alcatrão até á Praia Fluvial do Bostelim.


Seguimos depois pelo belo PR 5, a Rota do Bostelim, uma maravilha, já lá passei uma boa mão cheia de vezes mas é sempre uma prazer pedalar por aquela bonita rota.


Seguimos a rota até á foz da Ribeira do Bostelim que vai desaguar na Ribeira da Isna e continua a rota até á Ponte das Várzeas Carreiras quase sempre em single, um ou outro sitio que se tem de ir a pé mas maior parte é ciclável.
Fomos pedalando e ouvindo a água a correr por cima das pedras e a ouvir os passarinhos, uma maravilha.

Chegamos á Ponte das Várzeas Carreiras e era hora de mais uma subida até ao Chão da Telha, lá fomos pedalando pela encosta acima.

Depois do Chão da Telha continuamos até á Cumeada, passamos ao lado da Albergaria e fomos ter a Alcoutim, descemos até ao Chão da Forca e mais umas pedaladas chegamos á Sertã.


Paramos no bar da Carvalha para beber alguma coisa fresca e dar dois dedos de conversa, mas a hora do almoço estava a chegar e lá fomos ver dele.


Já na Mougueira paramos e mais um bocadinho de conversa, ficou a promessa de mais voltinhas aqui pela zona do Pinhal, despedidas feitas e lá fomos ver do belo almoçinho.
Um dia de pedaladas com um bom companheiro e com o lema de sempre, PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Sem comentários:

Enviar um comentário