segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

GRANDE ROTA DO ZÊZERE DE PEDROGÃO PEQUENO Á MADEIRÃ

Depois de duas semanas sem pedalar ontem foi dia de voltar ás lides ciclopédicas.

Já á uns tempos que andava para ir seguir a Grande Rota do Zêzere de Pedrogão Pequeno até á Madeirã, e ontem com o tempo a ajudar lá fui dar uma espreitadela.


Sai da Sertã na minha viatura e fui até Pedrogão Pequeno, estacionei ao pé do mercado tratei da minha burra e lá fui dar umas pedaladas.


Era para beber um cafézinho mas ainda estava tudo fechado, estava tudo a dormir, como aos domingos é mais ou menos dia de mercado ali na vila, os feirantes estavam a montar as barracas mas esses não têm café ehehehehehe.


Para começar foi logo a subir até á Senhora da Confiança, uma igreja lá bem no alto e com uma boa subida logo para aquecer, lá fui pedalando por algumas ruelas de Pedrogão Pequeno até ao alto.


O tempo estava um pouco fresco e a subida foi boa para aquecer, já no alto passei a igreja e fui até ao miradouro onde se tem uma bela panorâmica da Barragem do Cabril.


Tirei umas fotos e dei uma espreitadela ás bonitas paisagens, segui até ao pé da igreja para clicar uma foto, foto tirada e continuei a voltinha.

Com o terreno agora favorável a uma bela descida lá fui descida abaixo, passei Serrada do Penedo e por uns zing zagues cheguei perto do paredão da Barragem.


Sempre a seguir as marcações do GRZ lá fui por um caminho ao lado da água sem grandes dificuldades fui até á aldeia do Roqueiro.


Passada a aldeia do Roqueiro segui para a aldeia da Arrochela, aqui as marcações do GRZ  já estão mais escassas, faltam muitas placas, e em certos cruzamentos já ia por instinto, mas coisas até correram bem fui sempre ter ás marcações seguintes.


Estes percursos marcados por empresas ficam muito aquém do esperado, fazem os projectos recebem o dinheiro e depois mandam lixar o resto, mas é assim o nosso pais...

Depois da Arrochela é que vinha o pior uma subida das boas até ao Fojo perto do Bravo, depois foi a descer até ao Vilar Cimeiro, Vilar Do Meio e Vilar Fundeiro.
Passados os Vilares e mais umas boas subidas e descidas cheguei a um vale com um lagar em ruínas e uma passagem numa ribeira que mais parecia um bosque, um cantinho bem bonito.

Passei o lagar e mais uma subida das boas até á Madeirã, lá fui pedalando e desfrutando as paisagens.

Em muitas partes consegue-se ver a albufeira da Barragem e os seus belos braços escondidos nos vales, e algumas casas perdidas pelas encostas.


Mais umas pedaladas e lá cheguei á Madeirã, parei no café do largo para comer alguma coisa, bebi um cafézinho e comi duas madalenas, caíram que nem ginjas..


Mais composto la´fui para o resto da voltinha, subi até á Igreja, quando pensei fazer esta voltinha tinha planeado ir por alcatrão até Pedrogão mas depois de fazer um pouco de alcatrão até perto do Bravo pensei, é bem mais fixe inventar uns caminho por terra, e foi o que fiz.


Lá me meti por terra, umas vezes por bons caminhos outras por maus caminhos, já no Val da Galega  lá fui descobrindo uns belos caminhos e alguns singles bem fixes.

Mais umas pedaladas e cheguei ás Barrocas, continuei depois por uns trilhos já meus conhecidos quando organizei o Raid Xl que me deixa algumas saudades, velhos tempos.


Com a vila de Pedrogão á vista lá fui indo, passei por uma ribeira mas nada de molhar os pés é que a água estava fria, passei por cima de uma parede para chegar ao fim com os pés secos eheheheh.


Entrei na vila e passei por umas ruelas bem bonitas e fui ter ao café das bombas onde parei para beber alguma coisa.


Com a sede já saciada lá fui até á minha viatura, arrumei a bike e o resto do material e regressei a casa satisfeito com mais uma bela voltinha.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.

2 comentários:

  1. Conheço bem Pedrógão Pequeno. Uma velha e histórica vila do concelho da Sertã. Para quem visitar Pedrógão Pequeno, é indispensável subir ao Alto da Senhora da Confiança. Tem lá uma belíssima vista, ímpar ao redor de dezenas de quilómetros. Lá existe um bom hotel de montanha com preços aceitáveis. Curiosamente, em dias claros, pode avistar-se a Serra da Estrela.
    Continuação de boas pedaladas e os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
  2. Espectacular! Já começava a sentir falta de descontrair a pedalar virtualmente!
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar