segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FIGUEIRÓ DOS VINHOS-DORNES

Um domingo com umas pedaladas na companhia do José Almeida, já á algum tempo que não tinha a companhia do amigo José mas ontem lá fomos os dois dar uma voltinha bem engraçada.


Sai de casa e desci até á Sertã, fui até á Pastelaria Estrela Doce para o cafézinho e o pastelinho de nata da ordem, entretanto o José chegou, preparou a bike e lá seguimos para umas belas pedaladas.


Saímos da Sertã pela Rotunda da Eirinha e Fonte Branca, sempre descontraídos fomos passando, Vale Martinho, Faleiros, Fonte da Mata, Porto das Cruz, seguimos depois pela direita até á Estradinha.


Mais á frente seguimos pela estrada que liga Cernache a Figueiró dos Vinhos, o dia estava uma maravilha, mesmo bom para pedalar, continuamos pelo Moinho de Vento, Carvalhos e numa rápida descida depressa chegamos á Barragem da Bouçã.


Paragem obrigatória em cima da ponte para ver o bonito paredão da Barragem, tirei uma foto e lá fomos conquistar a subida até Figueiró, sem grandes pressas fomos subindo, passamos Bairradas, Marvila, Retiro e chegamos a Figueiró dos Vinhos.
Como ainda era cedo nem paramos, ainda tínhamos alguma coisa no depósito decidimos parar mais á frente, depois de Figueiró é sempre a descer até á Foz de Alge, passamos Chãos de Cima, Chãos de Baixo, Enchecamas, Casal de Alge e chegamos á Foz de Alge.


A Foz de Alge é um dos sítios mais bonitos aqui da zona, umas belas paisagens que quando lá passo é paragem certa para regalar as vistas, tirei uma foto e seguimos agora numa bela estradinha panorâmica sempre nas margens da Barragem de Castelo de Bode.


Já pedalei algumas vezes por esta estradinha mas parece que é a primeira vez, tem umas vistas espetaculares, lá fomos desfrutando das paisagens e fomos passando Valbom, Casalinho de Santana, Ribeira do Brás.

A seguir á Ribeira do Brás é que vinha o pior, uma boa subida até ao Lameirão, uma subida daquelas para fazer suar, nas calmas e sem grandes conversas lá fomos, já no Lameirão foi respirar fundo para recuperar o fôlego.

Já recuperados seguimos até á Portela do Brás, aqui já tinha passado o pior, continuamos pelo Ventoso, Janafonso, Carraminheira, Horta Nova, Madroeira, Fonte seca, Horta da Coelha e a bela aldeia de Dornes com a sua bonita torre.

Mais uma foto e toca a seguir, passamos Casal Ascensão Antunes e fomos parar no café das bombas do Vale Serrão para comer alguma coisa.


Depois de dois dedos de conversa e a barriguinha mais composta lá seguimos para o resto da voltinha, descemos até á ponte do Vale da Ursa e coragem para a subida que ai vinha.
Até á Portela das Oliveiras é que a subida custa mais mas nas calmas tudo se faz, mais á frente passamos pelo Casal da Madalena, Roda, Ramal da Quintã e Cernache do Bonjardim.


Com as subidas já esfoladas aqui era descer até á Sertã, passamos Alto Ventoso, Porto da Cruz, Faleiros, Fonte Branca, entramos na Sertã pela Rotunda da Eirinha e seguimos até á viatura do José Almeida.


Despedi-me do José e segui para a ultima subida até casa onde cheguei depois de uma bela voltinha e uma excelente companhia.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR



Sem comentários:

Enviar um comentário