segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ROTA DO LEITÃO 2015

A convite do amigo Pedro Tavares lá fui eu mais um ano a mais uma Rota do Leitão lá para os lados do Vale Clérigo, não muito longe de Proença-a-Nova.

Sai de casa fui até á Sertã para beber um cafézinho, desta vez parei no café da Feira da Comida, cafézinho tomado e lá fui até ao Vale Clérigo onde tinha incio da Rota do Leitão.

Como tem sido todos os anos fui o primeiro a chegar, entretanto lá chegou o Pedro Tavares, o mentor do passeio, mais um pouco e foi chegando o resto da malta dos mais variados cantinhos aqui da região.


Já com a malta reunida fomos bebemos um café no café Alves, para depois irmos levar as viaturas ao pé das Piscinas da Pedra do Altar onde eram os banhos no final da voltinha.


Viaturas arrumadas tratamos das bikes e restante material e regressamos ao Café Alves onde era o ponto de partida.


Todo o pessoal reunido e lá fomos para mais uma Rota do Leitão, saímos do Vale Clérigo um pouco por alcatrão para aquecer, uns metros á frente seguimos á direita e fomos até ao Espinho Grande, sempre em grande galhofa lá fomos pedalando.





Mais umas pedaladas e chegamos ás Giesteiras, o dia estava mesmo bom para umas pedaladas, um pouco fresquinho mas com o solinho a dar uma alegria, estava mesmo á maneira.


Fomos passando alguns singles onde a malta se divertia um pouco e algumas pontes por cimas das ribeiras mais escondidas por esses vales.

Passada as Giesteiras continuamos para os Sesmos e Sobreira Formosa, aqui seguimos um pouco por alcatrão até á Casa Nova.

Depois da Casa Nova cortamos á direita e por uma bela descida chegamos á Praia Fluvial da Froia.

Passamos para a outra margem da Ribeira da Froia e por uma belo caminho sempre ao lado da ribeira chegamos á aldeia da Pedreira, uma aldeia abandonada.



Ali fizemos uma paragem para um belo reforço que a organização tinha preparado, um belo presunto cortado na hora uma bela pinga e para terminar uma docinha Jeropiga, foi mesmo á maneira...

Com o tempo a passar tínhamos que seguir que o leitão estava a sair do forno e não podia arrefecer.


Saímos da aldeia por uma bela subida até perto da Casa Nova, continuamos depois por uns singles até á Sobreira Formosa, paramos ao pé da Igreja para reunir a malta toda.


Grupo completo e seguimos para o resto da voltinha, passamos Pereiro e paramos na bela aldeia de Xisto da Figueira, com as suas casinhas todas arranjadinhas e as ruelas muito bonitas.


No formo comunitário estava lá um senhor a fazer um assado que com o cheiro que aquela coisa deitava só apetecia era roubar o tabuleiro ao homem e devorar o belo assado eheheheheh.

Demos a volta pelas ruelas e saímos da aldeia  por um single, continuamos para as Moitas e Espinho Pequeno.


Para terminar seguimos por alcatrão até ás viaturas perto das Piscinas onde eram os banhos.

Chegamos arrumamos as bikes e fomos até ao banho, o Silvério ainda foi dar um mergulho na piscina mas acho que a água estava fria é que ele saiu rápido de lá eheheheeheh.
Banhinho tomado e lá fomos ver do almoço, todos á Adega Alves para o belo e farto repasto, para começar um belo queijinho fresco e umas quantas chouriças e farinheiras assadas para abrir o apetite.


Depois fomos sentar, e aqui é que foi o pior um grande acumulado de leitão, batatas assadas umas belas migas e um excelente arroz de miúdos, tive que parar umas poucas de vezes que não aguentava com tanto acumulado..


Para terminar umas quantas calorias da bela tigelada e do doce serradura, e para terminar um cafézinho, só vos digo que foi uma dureza, depois de isto tudo tinha que ir a uma sessão de massagem para recuperar tanto acumulado eheheheh.



Foi um dia do melhor que pode haver, bons amigos e boa comida, foi um dia bem passado e para o ano lá estaremos de novo, obrigado ao Pedro Tavares pelo convite.


Com isto tudo a malta lá foi regressado a casa satisfeita e com o dever comprido, despedidas feitas e regressei a casa para uma tarde de descanso merecido depois de tanto esforço.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Sem comentários:

Enviar um comentário