segunda-feira, 2 de março de 2015

SERRA DO BANDO DO CODES E SERRA DO BANDO DOS SANTOS

Ontem domingo foi dia de uma voltinha de roda grossa lá para os lados das Serras dos Bandos, perto da terra dos meus pais.

Como tinha que os ir buscar para almoçar em minha casa aproveitei levei a bike na carrinha e fui lá dar umas pedaladas, para depois da voltinha regressar com eles para o almoço, matei dois coelhos com uma cajadada só.


Sai de casa ainda cedinho, desci até á Pastelaria Estrela doce para o cafézinho e pastelinho de nata, é bem fixe sair cedo e ter um sitio para beber café, encontro lá muita malta que vem a sair da discoteca e vem ali acabar de atestar o deposito de álcool eheheheheheheh.


Café tomado lá fui até á Amêndoa, estacionei a viatura, preparei a bike e o material necessário caso ouve-se alguma avaria e lá fui para a terra.



Entrei logo na terra e desci até á Fonte da Amêndoa, aqui espreitei e descobri logo um single que fui logo experimentar, foi bem engraçado logo para começar, depois continuei sempre ao lado da Ribeira da Amêndoa.


Um pouco mais á frente encontrei uma placa de indicava Buraca Moira, ainda fui dar uma espreitadela mas como não tinha muito tempo não segui até lá, tenho de lá voltar para averiguar bem a coisa.

Continuei e sempre ao lado da Ribeira cheguei ao Chão de Lopes Pequeno, passei a ribeira para a outra margem e subi até ao Chão de Lopes Grande, atravessei o alcatrão para a primeira dolorosa do dia, uma bela subida até ao cimo da Serra do Bando do Codes.


Com  o peito cheio de ar lá fui subida acima, com o terreno muito mau com muita pedra solta ouve alguns sítios que tive que fazer pedestre, aqui deu para estragar a média, GAITA!!!!!!


Quando mais ia subindo mais perto ouvia as ventoinhas era sinal que o cimo estava mais perto, mas depois do esforço veio a recompensa, uma espetacular paisagem lá do alto, com os vales cheios de nevoeiro era uma espectáculo..


Recuperado o fôlego continuei e sempre pelo cume da serra lá fui passando as muitas ventoinhas lá pela serra fora, mais á frente vinha o melhor uma boa descida por um estradão até ao Casal Fundeiro.


Aquilo a descer é que foi rápido, passei o Casal Fundeiro e cheguei ao Castelo, uma aldeia que tem dois café mas ainda estavam fechados, tive que continuar sem beber nada, só águinha que levava na mochila eheheeheheh.


Passado o Castelo subi a outra parte da Serras dos Bandos, mais uma bela subida daquelas bem boas, fui subindo por uma vale nas calmas.

Mais á frente encontrei uma aldeia meio abandonada na outra encosta, a aldeia da Corga com muitas casas todas em ruínas e uma ou duas recuperadas, antigamente aqueles vales eram todos cultivados hoje está tudo cheio de mato e silvas.


Mais um pouco de subida daquelas boas e cheguei ao Posto de Vigia dos Bando dos Santos, mais umas pedaladas e cheguei ao espetacular Miradouro da Serra do Bando dos Santos.

Um sitio espetacular com umas vistas brutais, ali estive um bom bocado a regalar as retinas com as espetaculares paisagens.


Quanto mais ando de bicicleta mais gosto de o fazer, e pedalar por sítios como estes é um enorme prazer, suar nas subidas e ter paisagens destas é uma maravilha.

Depois das fotos lá segui e numa rápida descida cheguei a mais um oásis no meio do nada, o parque de Merendas do Brejo tb conhecido pela Mina do Ti Guilherme, um cantinho muito fixe.


Dei uma voltinha ao belo parque e enchi o bidom da boa água da mina, um belo nascente na encosta da Serra do Bando dos Santos.
Ainda um pouco alto era hora de descer e lá fui ter a mais uma aldeia abandonada, a aldeia da Lage, aqui está tudo em ruínas, gostava de ver á uns anos a trás aquelas casas cheias de gente de volta das terras na labuta da agricultura, agora está tudo abandonado e uma tristeza ver aquilo assim.


Tirada umas fotos e segui para a Maxieira, passei a aldeia e continuei por uma estradão á meia encosta na Serra da Amêndoa até ao alto do Pé da Serra.



Passei para a outra encosta da serra e sem grandes dificuldades  cheguei á Amêndoa de onde tinha partido á umas horas a trás para esta voltinha.


Foi uma voltinha espetacular algo dura como a gente gosta, bonitas paisagens sítios bonitos e o tempo a ajudar, cada vez gosto mais de pedalar.
E assim fi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


1 comentário:

  1. Com passeios por trilhos e paisagens assim, é legitimo e normal que os verdadeiros "apaixonados" cada vez gostem mais de pedalar!
    Parabéns por mais uma Grande Reportagem e obrigado pela partilha!
    Grande Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar