segunda-feira, 20 de abril de 2015

PELO CORAÇÃO DA SERRA DE SICÓ

Ontem foi dia de pedalar na fininha lá para os lados da Serra de Sicó, desta vez não fui sozinho, tive a companhia do Zé Almeida.


Já há algum tempo que estávamos para lá ir dar umas pedaladas, umas vezes por isto outras vezes por aquilo, mas desta vez lá fomos ver as bonitas paisagens da bonita Serra de Sicó.


Sai de casa fui beber o cafézinho e comer o habitual pastelinho de nata á Pastelaria Estrela Doce, depois de saciado fui a Pedrogão Pequeno para apanhar o Zé Almeida, fomos na minha viatura até ao Avelar de onde demos inicio da voltinha.



Com tudo tratado lá fomos pedalar, para começar passamos Pontão, Ponte do Freixo, Zona Industrial do Camporês, Alqueidão e Casal de São Braz, aqui fizemos uma paragem para ver as bonitas pinturas na parede da Capela, mesmo de artista.


Continuamos para Ansião, passamos a vila e agora com o Rio Nabão a fazer-nos companhia passamos Marquinho, Mogadouro, Mogadouro de Cima, Lagoa de Ceiras, Ramalhais, Brinços, Carvalhal, Outeiro das Galegas e numa rápida descida chegamos a Pombal.



Entramos um pouco na cidade e seguimos por uma bela estradinha com uma ligeira subida para os Caseirinhos, Barrocal, Courã, Monte de Vérigo, Pousadas Vedras, Jagardo, Estrada de Anços, Arrancada, Anços e Caruncho.
Até aqui não tínhamos apanhado grandes dificuldades, o pior estava para vir, cortamos á direita e toca a galgar uma valente subida até á aldeia de Poios e Senhora da Estrela.

Uma bela subida que deu para suar, não muito longa mas bem durinha, nas calmas lá fomos até á Igreja da Senhora da Estrela, uma capelinha encostada a uma rocha.


Paramos ao pé da Capelinha para descansar e ver a bonita capela, ali tivemos um pouco a ver as belas paisagens, mas tínhamos que continuar a voltinha.
Continuamos e mais um pouco de subida até ao Covão das Favas, ai fomos até a um miradouro mesmo lá no alto e demos com uma espetacular paisagem, com o tempo limpo tínhamos uma bela panorâmica ali do alto.



Uma maravilha para os nossos olhos, ficamos maravilhados, tiramos umas belas fotos e lá continuamos a volta, seguimos para Casais de São Jorge e Degracias, aqui paramos num café para comer alguma coisa.



Pedimos uma sandes de queijo para cada um mas a senhora disse que o padeiro tinha trazido bolas pequenas e nós dissemos traga duas para cada um, ai seus comilões !!! Malta de muito alimento..eheheheheeh
Ali nos entretemos a comer as belas sandes de queijo caseiro, acompanhadas com uma cola, já com o bandulho cheio seguimos para o resto da volta.


Saímos de Degracias e passamos por Ramalheira, Vale Centeio, Pombalinho, Casal e Rabaçal, aqui é bem tradicional as queijarias, e que belos queijos se ali se fazem.


Passado o Rabaçal e continuamos por umas belas estradinhas pelo meio de umas aldeias bem bonitas, a voltinha foi praticamente toda por estadinhas estreitinhas e sem grandes confusões.


Passamos ao pé das Ruínas do Castelo do Germanelo e chegamos ao Espinheiro, cortamos á direita para Besteiro, São Sebastião, Casas Novas, Quinta da Abougaria, passamos perto de Alvorge,  de seguida Junqueira, Freixo e Torre de Vale de Todos.



Depois de uma subida á que descer, descemos e fomos passando Vale Todos, Lagarteira, Peão, Figueiras de São João, Cabeça Redonda, Cumeeira, Tojeira e Pontão.


Mais umas pedaladas e chegamos ao Avelar de onde tínhamos saído á umas horas atrás.

Chegamos ao pé da viatura depois de uma espetacular voltinha de fininha por estradinhas no coração da Serra de Sicó.


Chegamos satisfeitos com a voltinha, belos cantinhos aquela serra tem por lá, belas paisagens bem verdinhas e muito floridas, foi mesmo á maneira, obrigado Zé Almeida pela companhia...

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Sem comentários:

Enviar um comentário