domingo, 31 de maio de 2015

PARDIEIROS FUNDEIROS-SÃO JOÃO DO DESERTO

Hoje foi mais um dia de pedaladas, roda fina e em solitário, planeei a voltinha por umas estradinhas estreitinhas nas encostas da Serra de Castanheira de Pera...


Passei por estradinhas com um piso espetacular mas estreitinhas, se fossemos dois colegas em algumas partes tínhamos que ter cuidado em ir um ao lado do outro, porque são mesmo estreitinhas.


Sai de casa e fui até Pedrogão Grande na minha viatura, estacionei ao pé do Mercado, preparei as coisinhas e lá me fiz á estrada.


Sai de Pedrogão e comecei logo a descer até á Ribeira de Pera perto da antiga Fiação, estava fresquinho na descida mas depois de passar a ponte já aquecia na subida até á Mó Grande.

Já no alto passei Mó Grande, Casalinho, Mó Pequena, Lameira Cimeira, Outão, Pinheiro Bordalo, Soalheira, Colmeal e Figueiró dos Vinhos.


Tinha planeado beber café no local habitual mas o café ainda estava fechado, continuei e á saída da vila de Figueiró encontrei um já aberto, parei para o cafézinho e aproveitei para comer um bolinho.

Cafézinho no bucho toca a seguir, passei Chavelho, Caparito e parei na Praia Fluvial Aldeia de Ana de Avis dei uma voltinha pela Praia Fluvial, tirei umas fotos e continuei com a voltinha.


Subi até Aldeia da Cruz onde segui á direita para o Bairrão e Casal dos Ferreiros da Ribeira, passei por baixo do IC 8 e continuei pela Agria Pequena, Agria Grande, Aldeia Fundeira e Aldeia Cimeira.


Umas pedaladas mais á frente fui á esquerda e fui ter á Goladinha, uma meia dúzia de casinhas todas bem arranjadinhas junto á Ribeira D´Alge, um espectáculo de lugar, tudo gente estrangeira.

Passei a ponte por cima da Ribeira de D´Alge e segui para os Pardieiros Fundeiros, mais uma aldeia escondida num vale, muitas casinhas de xisto, algumas arranjadas outras em ruínas, mas uma aldeia bem bonita.


Pardieiros Fundeiros quer dizer que é bem no fundo, e não se enganaram para sair de lá não é pêra doce, subi para Pardieiros Cimeiros e sempre por uma bela subida cheguei perto do Alto de Vila Nova.




No alto era hora de descansar um pouco, sabia que estava perto de São João do Deserto, reparei na placa e dizia 2 km em terra batida, olhei para o piso e não era muito mau, decidi ir lá ver as vistas.


Lá fui de fininha com muito cuidado para não furar, cheguei lá e estava uma grande ventania com alguma neblina, não dava para ver bem a paisagem, mesmo assim não foi mau de todo, tirei umas fotos e voltei a trás para continuar o trajeto que tinha planeado.


No alcatrão novamente, agora era a descer, passei Pé de Janeiro, Ribeira Velha, Fontão e Castanheira de Pera, aqui fiz mais uma paragem para comer alguma coisa.


Parei no café ao pé da Praia da Rocas e comi uma bela bolinha de Berlim bem atestada de creme acompanhada de  uma bebida fresca.

Ali estive um pouco na esplanada a deliciar-me, bebi um cafézinho para terminar e segui para o resto da voltinha.


Tirei umas fotos á Praia das Rocas e continuei por mais uma subida até á Derreada Cimeira, aqui já estava safo das subidas por hoje.





Continuei pela Venda da Gaita, Pesos Cimeiros, Tojeira, Valongo e cheguei a Pedrogão Grande depois de mais umas excelentes pedaladas em solitário.

Mais umas estradinhas daquelas que a gente gosta sem transito para nos atrapalhar por cantinhos espetaculares.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Sem comentários:

Enviar um comentário