segunda-feira, 11 de maio de 2015

SERTÃ-FÁTIMA-SERTÃ

Mais um ano me juntei ao meu irmão para a peregrinação até ao Santuário de Fátima.

Para nos fazer companhia convidei o Zé Almeida para esta voltinha, combinei ir teu com o meu irmão lá para os lados da Pedra do Altar, fazer o caminho até Fátima e regressar á Sertã.


O Zé Almeida veio ter a minha casa e por volta das 6h começamos a pedalar, seguimos pela Portela dos Bezerrins, Moinho do Cabo, Vale do Pereiro, Moinho Branco, Maljoga, Isna de São Carlos, Ribeiro de Eiras, Eiras, Sarzedinha e Proênça a Nova.


Não entramos na vila seguimos pela variante e descemos pelo Vale Porco até ao Pontão do Laranjeiro, um pouco mais á frente seguimos á esquerda e subimos até ás Moitas.


Tinha combinado com o meu irmão beber café ao pé do centro de Ciência Viva mas ele ainda não estava lá, fomos ao encontro dele mais á frente, passamos Espinho Pequeno, Vale Clérigo e na Pedra do Altar lá vinha ele.

Com o grupo completo seguimos para Fátima, como combinado paramos para beber café e comer o pastelinho de nata, ali nos entretemos um bocadinho na conversa, o tempo estava por nossa conta tínhamos o dia todo.
Saciados com o cafézinho lá continuamos por Caniçal Cimeiro, Caniçal Fundeiro, Vale da Carreira, Mesão Frio, Arganil, Freixoeiro, Gargantada, Cabo e fizemos uma paragem no Robalo em casa dos meus pais para fazer uma visita e beber um tintinho para o caminho.


Fomos até á adega provar o néctar e dar dois dedos de conversa, com as horas a passar tinhamos que continuar.


Voltamos a trás ao Cabo e seguimos pela Maxieira, Chão de Lopes, Chão de Codes, Monte Cimeiro, Panascos, Venda Nova, passamos ao lado do Sardoal e fomos até Martinchel.


Aqui fizemos mais uma paragem para comer alguma coisa paramos no café a Prensa, comemos e bebemos para ganhar forças para o resto das pedaladas.


Com a barriga mais composta seguimos e descemos para a Barragem de Castelo de Bode, paramos para ver o seu belo espelho de água e tirar umas fotos.


Fotos tiradas e continuamos por Contraste, Bairro, Ervideira, Quinta do Falcão, Bemposta, Marianaia, Marmelais e Tomar, paramos perto Igreja Santa Maria do Olival para tirar a foto de grupo.
Depois da foto seguimos e passamos ao lado do Rio Nabão, subimos até Vale Pereiro e continuamos por Carregueiros aqui encontramos uns colegas Espanhóis que vinham de Lisboa e iam até Fátima e continuavam para Santiago de Compostela, Valentes...



Sempre descontraídos continuamos pelo Vale dos Ovos, Chão de Maças e Alburitel, aqui mais uma paragem para comer alguma coisa desta vez um pão com chouriço e uma bjeca fresquinha, caíram mesmo bem.

Barriga cheia e seguimos para os 18km até Fátima, passamos Alcaidaria, Ourem, Corredoura, Pinhel, São Sebastião, aqui fomos pela bela subida até á Vila de Fátima, uma subida um pouco longa mas boa de subir.



Nas calmas lá fomos pedalando, já no alto em Fátima seguimos até perto do Santuário onde a minha cunhada estava á nossa espera, foi altura de ingerir mais algumas calorias.

Depois de ingerir as calorias fomos até ao Santuário para tirar a foto de grupo, regressamos até ao carro e o meu irmão regressava com a minha cunhada e eu e o Zé Almeida ainda tínhamos mais 75 km de bike até á Sertã.
Despedidas feitas e lá fomos, descemos até São Sebastião paramos para comer uma sopinha no Restaurante a Lameira da Ti Laura, comemos uma sopinha mesmo boa, nós pedalamos bem mas comemos ainda melhor..eheheheheh


Barriga atestada e seguimos, em Ourem encontramos o pessoal dos Penevês que tb vieram de Proênça até Fátima, dois dedos de conversa seguimos, passamos Alcaidaria e cortamos á esquerda para Coroados, Seiça, Sabacheira, Vale de Lobos, Vale Meão, Porto Velho, Chãos, Pias, Areias, Porto da Romã, Besteiras, Vales e descemos para Vale Serrão.



Paramos para atestar água nos bidons e até á Ponte do Vale da Ursa fui um estante, paragem para a foto e ganhar folego para a subida final, nas calmas fomos indo até á portela das Oliveiras, aqui a subida já estava safa, passamos depois por Casal da Madalena, Roda do Cabeço e Cernache do Bomjardim.


Aqui as subidas acabaram era descer até á Sertã, passamos Porto da Cruz, Fonte da Mata, Faleiros, Fonte Branca e entramos na Sertã na Rotunda da Eirinha, despedi-me do Zé Almeida é que ele tinha pessoal á espera e eu fui até ao Bar da Carvalha para beber alguma coisa fresca.


Encontrei pessoal conhecido dois dedos de conversa e uma bjeca fresquinha bem merecida depois de uns bons km de bike.


Já refrescado tinha que ir até casa e pela ultima subida passei pelo Montinho e cheguei á Mougueira depois de 230 km de bike num dia de algum calor e na bela companhia do meu irmão e do Zé Almeida, para o ano á mais.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Sem comentários:

Enviar um comentário