segunda-feira, 18 de maio de 2015

SERTÃ-PRAIA DA NAZARÉ

Ontem foi dia de levar a fininha a conhecer a Praia da Nazaré, já conhece algumas mas nunca tinha ido á bonita Praia da Nazaré.


Saímos de casa fomos até á Portela dos Bezerrins e cortamos á direita para Salomão, Carrascal, Outeiro das Colheres, Vaquinhas Cimeiras, Bela Vista e entramos na Nacional 2.


Pedalando nas calmas para não cansar muito no inicio lá fui indo até ao Chão da Forca e Barragem da Ribeira da Isna, até aqui tinha sido a descer, daqui até Vila de Rei tinha uma boa subida pela frente.


Fui pedalando e passei Fundada, Milriça e mais um bocadinho cheguei ao alto, aqui era descer até Vila de Rei, passei e era para beber um cafézinho mas como ia com balanço nem parei.


Continuei e um pouco mais á frente segui pela esquerda para entrar na Nacional 2 antiga, uma bela estradinha com um piso bom e trânsito nem velo, mais parece uma ciclovia.


Lá fui sem grandes dificuldades e passei Pisão Cimeiro, Milreu, passei ao lado do Penedo Furado e cheguei á Ponte de Codes, a ponte que faz a divisão do Concelho de Vila de Rei do Concelho do Sardoal.
Parei para tirar uma foto e toca a subir pelo Brescovo, Salgueira, São Domingos e Carvalhal, cortei depois á direita e mais á frente nas bombas de gasolina parei para beber o cafézinho e comer um pastelinho de nata.


Com o pastelinho de nata no bucho lá continuei e sem grande dificuldade cheguei a Martinchel, cortei á esquerda e passei por Alagoa, Casal do Rei e por uma boa descida fui ter ao lado do belo Rio Zêzere.



Com o Rio Zêzere a fazer-me companhia lá fui até Constância, passei a ponte e entrei na Nacional 3, tirei uma foto á ponte e toca a seguir viagem, passei ao lado dos vários quarteis de Tancos e continuei até á aldeia de Tancos.


Passei depois Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, aqui tive que parar para remendar um furo, mas tive sorte foi á sombra, é que o calor já estava a apertar.

Problema resolvido segui as minhas pedaladas, passei Botequim, Ladeira do Pinheiro, Bairro do Nicho e Torres Novas.


Segui pela variante fora da cidade e segui para Barreira Alva, na Zibreira passei por um colega de fininha que tb andava a dar a voltinha, meti conversa com ele lá fomos falando e pedalando, era de Minde tinha ido dar a volta pela Chamusca.
Passamos a Vilela, Lameiras e nas Moitas Venda despedi-me dele, ele seguiu para Minde e eu cortei á esquerda para o interior da Serra de Santo António.

Ainda nas Moitas da Venda parei para comer alguma coisa e beber uma bebida fresca, ainda tinha uns km pela frente e tinha que encher o deposito.

Já com a barriga mais composta segui para Covão do Feto, Barrinhos, Serra de Santo António, Telhados Grandes, Curraleira, Barreira da Junqueira, Covão do Sabugueiro e São Bento.


Parei num café para comprar água fresca, bidons atestados toca a seguir, este interior da Serra de Santo António é espetacular, estradinhas boas e vistas brutais, uma maravilha.


Continuei para Fradilhão, Lugar da Fonte, Chão das Pias, parei no miradouro onde se tem uma espetacular vista da Vila de Porto de Mós para tirar umas fotos, depois das fotos era descer até ao Serro Ventoso e a descer cheguei a Porto de Mós.


Passei a vila e continuei pela Catraia e Tourões, atravessei a Nacional 1 e fui ter á Cruz da Légua e Juncal.

Já perto do final da minha viagem e com cheirinho a mar ainda passei Castanheira, Coz, Casal da Morgada, Casal da Areia, Valados dos Frades e para terminar cheguei á bonita Praia da Nazaré.


No alto já dava para ver o mar e sentir o cheirinho da água salgada, desci até á praia onde tinha a família á espera, eles tinham ido de carro e eu na minha fininha.


Arrumei a bike troquei de fatiota e fui até á praia, não deu para mergulhar porque a água estava fria, fomos foi almoçar para repor algumas calorias queimadas das pedaladas.

Mais uma voltinha de fininha por belas estradinhas mais recatadas pelo interior da Serra de Santo António que só vos digo é espetacular, sossegada e com paisagens do melhor.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




1 comentário:

  1. Grande "Fraquinho", boa tarde,
    Bonita volta, com um objectivo lindo, passar o dia na praia com a família, e muito bem complementada com esta esclarecedora reportagem!
    O que tu não fazes para ver o mar e sentir o seu cheiro!
    Pena não o teres "saboreado" através de um bom mergulho!
    Eu também fui à praia com a família mas, as "amantes" ficaram em casa, fui mesmo com a "legítima"! Outra grande diferença é que eu "saboreei" o mar com uns belos mergulhos!
    Como a água aqui é mais "mergulhável", convido-te para, na próxima, visitarem o mar do "deserto lin(d)o"! São mais uns quantos kms, mas menos a subir e eu prometo que te vou "buscar", quase a casa, por exemplo a Alferrarede!
    Fico na expectativa da tua resposta!
    Grande Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar