domingo, 1 de novembro de 2015

ANSIÃO COM CHEIRINHO A OUTONO

Hoje fui mais uma vez lá para o lados de Ansião, é uma das minhas zonas preferidas para pedalar, muitos singles e muitos trilhos com pedra, do melhor.


Existem por lá uns trilhos que nesta época de outono ficam mais bonitos, e para comprovar lá fui dar uma voltinha por aquelas bandas.


Sai de casa na minha carripana com a grossa lá dentro e fui até Ansião, a manhã acordava meio escura e com cara de chuva, mas foi só uma ameaça, foi só para meter medo.

Cheguei a Ansião e estacionei a viatura perto do Nascente do Rio Nabão, tirei a Bike e preparei as coisinhas todas que costumo levar para as voltinhas.


Tudo preparado e lá fui para mais umas pedaladas, comecei e segui pelo belo percurso que têm ali ao lado do Rio Nabão, fui até á Ponte da Cal cortei á esquerda, passei por cima do IC 8 e fui até á Fonte Galega e Maxial.


Aqui andei por uns singles já meio fechados com mato e silvas, para começar bem foram logo umas arranhadelas, fui depois ter ao Alqueidão e logo de seguida Zona Industrial do Camporês.

Aqui estacionei a bike e fui beber uma cafézinho ao bar das Bombas de Gasolina, já com o cafézinho no bucho segui com a voltinha.


Subi um pouco por um single até a uma pedreira já desativada, segui uns metros por alcatrão para de seguida entrar num caminho que mais parece a floresta encantada, um trilho pelo meio de uns carvalhos, uma vista espetacular.


Com o outono aquelas paisagens ficam uma maravilha, os pés dos carvalhos cheios de musgo da-lhe um toque especial.


Lá fui indo e regalando as vistas com as bela panorâmica até perto de Cabecinho, com a manhã a ficar mesmo boa para pedalar lá continuei até á Barroca e Amieira.


Continuei depois por uns caminhos cheios de água das chuvas da noite anterior, fui até Lisboinha e Adegas, antes de chegar ao Pobral segui pelo Caminho da Chousa, um caminho de carroças antigo ao lado de umas hortas.


Mais á frente passei Carregal, Portela de São Caetano e Portela de São Lourenço,  aqui andei a vasculhar um single aberto á pouco tempo que vai dar a uma fonte antiga.
Depois de uma pequena alteração continuei e tinha que subir até ao alto da Serra do Anjo da Guarda, uma subida em paralelos, nas calmas lá fui indo até ao alto.


Tinha planeado ir ao Ciclo do Pão, uma padaria lá bem no alto, das outras vezes que lá estive tive a sorte de comer um belo pão com chouriço quentinho, mas desta vez tive azar, ainda não estava cozido.


Não havia nada que se trinca-se fui-me embora eheheehe, mais umas pedaladas e fui até ao Miradouro lá mais a cima, uma bela paisagem que se tem ali do alto, um bonito moinho feito em madeira, bem fixe..


Tirei umas fotos e segui, fui por um belo single a descer por entre umas árvores, uma maravilha, continuei por mais um belo trilho até ao Ribeirinho e logo de seguida Casal Soeiro.


Aqui segui as placas do Caminho de Santiago, uns belos carreirinhos por entre muros, espetaculares, algumas marcos já lhe tinham tirado o símbolo da concha, é uma pena vandalizarem as coisas que não pegam com ninguém, era apanha-los e cortarem-lhe as mãos, adiante....


Diverti-me á brava por esses trilhos fora, passei Ameixieira, Lagoa, Casal Viegas e Casal de São Brás, mesmo bom estes singles, com muita pedra, pontas de silvas e carrapeteiros á mistura, bons para riscar os cromados..
Para terminar bem a voltinha fui passar no Trilho dos Olhos de Água, que single BRUTAL uma coisa mesmo á maneira, sempre no meio de uma mata e um piso mesmo a pedir velocidade, espetacular.


Cheguei ao fim a falar sozinho, parecia um maluquinho eheheheeh, foi um espetáculo...


Segui até á viatura carreguei a bike e fui até á Pastelaria Nabão para comer alguma coisa, comi uma bela merenda acabadinha de sair do forno, ui ui....


Regressei a casa satisfeito e com a barriga cheia de bons trilhos e da bela merenda, venham mais voltinhas como esta.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



1 comentário:

  1. Ansião, melhor, os seus arredores, tem estas paisagens espetaculares. Por volta do dia 20 do mês passado, fui almoçar às tasquinhas de Ansião, no Parque Industrial. Durante a tarde dei por lá umas voltas ( mas de automóvel...), fui até Santiago da Guarda, que bem merece uma visita. É um passeio que recomendo.
    Os meus cumprimentos e continuação de boas pedaladas.
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar