terça-feira, 26 de janeiro de 2016

FERRARIA DE SÃO JOÃO-PRAIA FLUVIAL DA LOUÇAINHA

O ano não está a começar bem no que diz ás pedaladas, a falta de tempo está a estragar tudo, mas vamos lá ver se as coisas se compõem.

No domingo tinha planeado uma voltinha de fininha lá para os lados das Ferraria de São João, sabia que tinha umas boas subidas pela frente, por isso tinha que levar vontade.


Sai de casa fui beber um cafézinho e comer o habitual pastelinho de nata á Pastelaria Estreala Doce e segui até Pedrogão Grande de onde ia dar incio á voltinha.



Encostei a carrinha, preparei as coisinhas e lá segui para umas pedaladas por algumas estradinhas mais recatadas.


Sai de Pedrogão e desci até á Ribeira de Pera, até aqui a coisa foi rápida, passei a ponte e a primeira subida do dia até á Mó Grande era fácil.


Com a subida feita o terreno agora era mais rolante, passei pelo Casalinho, Mó Pequena, Lameira Cimeira, Outão, Pinheiro Bordalo e Soalheira.
Um pouco mais á frente cortei á direita para Castanheira de Figueiró, uma estradinha em calçada para mexer o esqueleto um pouco.

Continuei até á Ervideira, Bairrão e Casal da Cruz, passei por cima do IC 8 e desci para Chimpeles, mais um sobe e desce lá fui até Moninhos Fundeiros, Salgueiro da Lomba e Salgueiro da Ribeira.
Agora é que vinha a parte pior, no Salgueiro da Ribeira cortei á direita e tinha uma bela subida pela frente, lá fui nas calmas até á Lomba da Casa e Cercal, não foi pera doce mas tinha que se fazer...

No Cercal cortei á direita e segui até á Ferraria de São João, uma aldeia de Xisto bem lá no alto, andei pela aldeia a ver as casinhas de xisto e a tirar umas fotos, entreti-me ali um bocadinho a ver a aldeia.

Depois de algumas fotos tinha que seguir, passei ao lado do Centro de BTT e desci até ao Favacal, Farelo, Bouça, Casal Novo e Viavai.


Até aqui tinha sido a descer, depois de Viavai continuei pelos os Carvalhais, Solão, Torre de Chão do Pereiro, Chães e Espinhal.

Passei a vila do Espinhal mas não parei segui por uma bela subida até ás Cancelas, uma subida com algum vento de frente para apimentar a coisa.

Já no alto segui até á Louçainha e mais á frente encontrei a bela Praia Fluvial, ainda tive para dar um mergulho para estava vazia eheheheeheh.


Tirei umas fotos e segui, subi até Malhada Velha, Bajancas Fundeiras, Relvas e entrei na estrada nacional que liga o Espinhal a Castanheira de Pera.

Continuei e mais uma subida até perto do São João do Deserto, cortei á direita e desci por uma valente desci até Pardieiros Fundeiros, uma aldeia perdida num vale onde passa a ribeira com o mesmo nome.


Passei a ponte subi um pouco para depois descer até á Ribiera de Alge e ao lugar da Goladinha, um lugar com umas casinhas recuperadas, bem bonito...

Depois da Goladinha subi até á Portela da Aldeia Fundeira e Vilas de Pedro onde continuei por mais uma valente subida, o dia era de subidas e das boas..
Segui depois para Alagoa, Vila Facaia, Casal de Alem, Vale Nogueira, Campelos e Mosteiro onde passei ao lado da bonita praia fluvial.



Depois do Mosteiro era mais uma subida até aos Trosviscais, segui pelas Fontainhas e a ultima subida até Pedrogão Grande.

Cheguei a Pedrogão depois de uma bela voltinha com umas valentes subidas e umas breves descidas, pois as descidas parece que são mais curtas eheheheeh.


Arrumei a bike e regressei a casa satisfeito com mais uma exelente voltinha de fininha por uns belos catinhos e umas estradinhas mais recatadas.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





1 comentário:

  1. Alagoa, Vila Facaia, Casal de Alem, Vale Nogueira...Sítios que me são familiares: há 70 anos, por lá guardava cabras e ovelhas para pastarem no mato.
    Os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar