segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

BOGAS DE CIMA-SÃO VICENTE DA BEIRA

Ontem foi dia de voltinha mais esticada, com o tempo a convidar e como tinha compromissos em Castelo Branco da parte da tarde decidi ir de bicicleta até lá.

Para isso planeei uma voltinha por estradinhas novas para a minha fininha, por sítios que já há muito tempo queria conhecer.



Sai de casa e fui até á Sertã ter com o José Almeida que me ia fazer companhia até Oleiros, depois ele dava a volta pelo Picoto Rainho e eu seguia o meu caminho.


Há hora combinada lá estava ele, tudo tratado e lá fomos, para começar subimos a Rua do Castelo, passamos ao lado dos Bombeiros e seguimos pela estrada antiga até Oleiros.


Sempre na conversa fomos passando Casalinho, Barracão, Maxila da Estrada, Cruz do Fundão, Troviscal, Vale do Inferno, Troviscainho, Chelhinho, Mosteiro, Lameiros do Pisão, Peso Redondo e Oleiros.


Com companhia o trajeto passou depressa, aqui despedi-me do Zé e cada um seguiu e seu destino.

Agora em solitário segui pela Foz da Panasqueira, Ribeiro do Milrico e no Vale das Ovelhinhas cortei á esquerda para as Rabaças.

Mais um pouco de subida e era hora de descer a bela descida até Cambas, aquilo é que foi rápido quase nem dei por ela eheheheheh.


Já ao lado do Rio Zêzere parei para tirar uma foto ao belo açude, segui depois e entrei na Nacional 112, até ao Orvalho é sempre a subir, uma subida longa mas não muito difícil.

Lá fui pedalando nas calmas até ao Orvalho, parei no café das bombas para beber o cafézinho e comer alguma coisa, é que a viagem ainda estava para durar.

Com a barriga mais composta segui, e mais uma boa descida até ás Bogas de Baixo, as descidas passam rápido.

Passei a ponte por cima da Ribeira de Bogas e mais uma subida pela frente, lá fui indo nas calmas até ao Miradouro da Sarnadela.
Parei para ver as belas paisagens das grandes serras ali á volta e do bonito Rio Zêzere, uma maravilha de vista.


Tirei umas fotos e continuei a voltinha, segui mais um pouco pela Nacional 112 e uns km mais á frente cortei á direita para as Bogas de Cima.


Desci até á aldeia a boa velocidade, quando lá cheguei pensei, quem pôs o nome a esta aldeia não pensou bem, Bogas de Cima ?? mas isto fica cá bem baixo eheheheheh.

Mais uma vez na parte mais baixa perto da ribeira tenho que subir, e foi o que tive que fazer, subir, passei Malhada Velha, Boxinos e cheguei ao alto da Serra da Maunça.

O dia estava mesmo bom para a voltinha, o céu limpo e umas belas paisagens se tinham ali do alto da serra, parei um pouco para regalar as vistas com a paisagem.


Uma bela panorâmica da Serra da Estrela mesmo ali á minha frente, e as grandes serras ali á volta, um espetáculo.
Mais uma vez lá no alto era hora de descer, até á Enxabarda foi sempre a boa velocidade, segui depois para Castelejo onde segui á direita para Casal Álvaro Pires.


Continuei e parei no Vale D´Urso para atestar o bidon numa fonte com água bem fresquinha, segui depois para Paradanta e mais um pouco cheguei ao alto de Paradanta.


Mais uma descida até ao casal da Fraga, a volta estava a correr mesmo bem e para festejar parei no Restaurante Mila para comer alguma coisa.


Uma sopinha de feijão, uma bjeca e dois nacos de javali estufado, uma maravilha, caíram que nem ginjas, fiquei pronto para o resto da volta.


Barriguinha composta segui até São Vicente da Beira, aqui o terreno já é mais rolante, passei ao lado do Sobral do Campo, Ninho do Açor, passei pelo meio de Tinalhas, Póvoa de Rio de Moinhos e cheguei a Alcains.


Segui pela Nacional 18 com direção a Castelo Branco, aqui já nas grandes retas sem subidas e descidas, sempre a rolar.
Entrei em Castelo Branco e passei pelo Jardim do Passo, ao lado da Sé, do Tribunal e fui até ao Espaço de Lazer junto á Zona Industrial onde tinha a família á espera.


Arrumei a bicicleta na viatura e fui ver o treino de futebol da minha filha, ali passei o resto da tarde em família, para depois regressar a casa satisfeito com mais uma exelente voltinha.
E assim foi mais uma bela voltinha sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Sem comentários:

Enviar um comentário