segunda-feira, 7 de março de 2016

SERTÃ-NISA-CASTELO BRANCO

Ontem foi dia de voltinha mais longa, tinha que ir a Castelo Branco com a minha filha ao treino de futebol e decidi ir lá ter de bicicleta, o resto da família ia de carro e no regresso aproveitava a boleia já de carro até á Sertã.

Assim sai de casa já com o trajeto desenhado, ir dar a volta pela bonita vila de Nisa, era uma voltinha bem fixe e com passagem por duas bonitas barragens.


Sai de casa e subi até á Portela dos Bezrrins, estava bem fresquinho e uma bela camada de geada, lá fui pedalando para aquecer e passando Moinho do Cabo, Vale do Pereiro, Moinho Branco e  Maljoga.



Aqui cortei á esquerda e continuei pela Isna de São Carlos, Cabeço do Moinho, Ribeiro de Eiras, Eiras, Sarzedinha e Proença a Nova.


Fui até á Pastelaria para beber um cafézinho e comer o belo pastelinho de nata, a volta era longa e tinha que ir atestando o depósito.


Depois de ingerir a caféina e as calorias continuei com a viagem, sai de Proença, desci pelo Vale Porco e fui ter ao Pontão do Laranjeiro.
Até aqui foi rápido foi sempre a descer, o dia estava bom para umas pedaladas e solinho já aquecia um pouco mas o vento tb dava uns belos sopros.


Continuei e passei pelas Moitas e Espinho Pequeno, um pouco mais á frente cortei á direita para São Pedro do Esteval, aqui o terreno era mais rolante, foi um estante até São Pedro.


Passei São Pedro do Esteval e desci até á Ponte que passa por cima da Ribeira da Pracana, parei para tirar uma foto á ponte romana e continuei...

Passei na Ladeira onde existe umas termas e pela bela subida até á Venda Nova, uma subida um pouco longa mas nas calmas tudo se faz.



Já no alto foi rolar até aos Envendos, passei a vila e segui pela esquerda para Maxial, Alpalhão e cheguei á Barragem da Pracana.


Parei para tirar umas fotos e ver a bela paisagem, um belo sitio para a malta ir á pesca, já lá andavam de barco a lançar o isco ao peixe.
Passada a Barragem subi até Gardete, mais uma vez no alto desci e fui ter á Barragem do Fratel, mais uma vez parei para umas fotos, aqui entrei no distrito de Portalegre.


Já Alentejo subi um pouco e cortei á direita por uma estradinha que vai ter ao antigo estaleiro da Barragem do Fratel, segui um pouco ao lado do IP 2 e fui passar para o outro lado por um túnel.


Continuei pelo Monte Claro e cheguei a Nisa, fui até á Praça da Republica e parei no Café Don Dinis para comer alguma coisa porque a viagem ainda só ia a meio.

Comi uma bela fatia de bolo de canela recheado de maçã com um suminho para acompanhar e um café para terminar, uma maravilha, pronto para mais uns kms.


Tirei uma foto ao bonito largo e segui viagem, lá fui pedalando até á Ribeira de Nisa e mais umas pedaladas cheguei a Vila Velha de Rodão.


Parei em cima da Ponte que passa por cima do Rio Tejo para tirar uma foto ás belas Portas de Rodão, uma bela paisagem aquela, o Rio Tejo tem que encolher para passar entre duas grandes rochas, bem bonito.


Sai de Vila Velha de Rodão e fui em direção do Coxerro, uma grande que reta tinha pela frente, e uma boa subida até á Sarrasqueira e Sarnadas de Rodão.

A subida não é inclinada mas bem longa e com o vento de frente custa mais, lá fui pedalando.


Cheguei ás Sarnadas de Rodão e parei no bar das bombas de gasolina para beber alguma coisa e recuperar o fôlego.


Ali estive um pouco beber uma bebida e a descansar, mas tinha que ir para o resto da voltinha.


Depois da bebida segui viagem, passei perto do Retaxo, Benquerenças e cheguei a Castelo Branco, passei ao lado do Fórum e fui ter com a família que estava á minha espera.


Arrumei a bicicleta no carro, mudei de roupinha e fui ver o treino da minha pequena, foi um resto da tarde bem passada.
Venham outras voltinhas destas que é disto que eu gosto, voltas mais longas e por estradas novas para a minha fininha.

Foi assim uma bela voltinha com a minha fininha por umas belas estradinhas sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




Sem comentários:

Enviar um comentário