segunda-feira, 11 de abril de 2016

SEMPRE NAS MARGENS DA RIBEIRA DA SERTÃ

Ontem mesmo com chuva lá fui dar uma voltinha de roda grossa pela margens da Ribeira da Sertã até á Praia Fluvial do Troviscal pela Rota da Celinda.



Sai de casa e fui até á Pastelaria Estrela Doce para o cafezinho matinal, acompanhada com o belo pastelinho de nata, era para ganhar forças para as subidas.


Depois de saciado segui e subi até ás Escolas, entrei na terra passei ao lado do Pego da Adelina e fui até ao Pego do Mouro.


Aqui era para atravessar a ribeira mas ela leva muita água e não me estava a apetecer molhar os pezinhos logo no inicio da volta.

Dei a volta e fiz o trajeto alternativo que está marcado na Rota da Celinda, segui até aos Ribeiros e continuei até á Aldeia da Ribeira.


Fui pedalando com a bela paisagem da ribeira sempre a fazer-me companhia, na Aldeia da Ribeira Fundeira passei a ponte e depois de passar a aldeia cortei á direita e fui até a um belo açude com uma bonita queda de água.
Depois umas fotos segui até á Aldeia da Ribeira Cimeira, Lameiros e Torneiras, o dia estava meio farrusco e muito nublado, era sinal que ia apanhar uma molha.


Passada as Torneiras entrei num single perto da margem da ribeira, é pena não limparem este percurso, traçaram-no marcaram-no com placas mas depois a manutenção nem vela, é uma pena....


Um pouco mais á frente segui novamente por um caminho, sempre pela margem direta lá fui pedalando até á Ponte das Portelinhas.


A partir daqui a coisa já fica mais complicada, mais umas belas subidas e descidas bem acentuadas, passei por uma casa antiga que está a ser recuperada e entrei em mais um bonito single pertinho da ribeira.


Ali fui pedalando e regalando as vistas com as belas paisagens, é mesmo bom pedalar por estes bonitos trilhos ao lado da ribeira.


Mais umas pedaladas e cheguei á aldeia do Fundão, passei a aldeia e subi um pouco até avistar a Aldeia do Troviscal.
Aqui já se conseguia ver a Praia Fluvial lá ao fundo, desci um pouco e passei no lugar do Souto e por um belo single com muita pedra cheguei á bonita Praia Fluvial do Troviscal.


Um lugar muito bonito e bem sossegado, no verão está sempre cheio de gente a tomar banho, passa-se ali um belo dia em família.


Ali me entre-ti um pouco a ver os cantinhos e a tirar uma fotos, com tudo bem mirado segui e subi até ao Troviscal, parei no café no largo da Igreja e para aquecer um pouco bebi um cafézinho.


Quando estava para ir embora começou a chover, e pensei, vou tomar banho antes de chegar a casa eheheheeh e foi o que aconteceu..


Vesti o impermeável e segui, a chuva teimava em não dar tréguas e decidi ir por alcatrão, segui até á Cruz do Fundão onde parei um pouco na paragem do autocarro.


A chuva estava teimosa e para não arrefecer continuei, aqui já não era só chuva tb começou a cair granizo, até ao Maxial foi sempre a cair pedra, entravam pelas fisgas do capacete que até faziam mossa.

Ao Chegar ao Casal da Estrada a chuva e o granizo lá pararam, o fatinho já estava bem molhado e estava bem fresquinho, decidi ir para casa.


Entrei na Sertã e desci a Rua do Vale, passei ao lado da Carvalha mas não parei, para terminar subi até á Mougueira onde cheguei bem molhadinho mas satisfeito com a bela voltinha...

Foi uma voltinha molhada mas uma voltinha bem fixe por uns belos trilhos aqui da zona do pinhal, esta Rota da Celinda é muito bonita sempre com a companhia da Ribeira da Sertã.

E assim foi mais uma voltinha molhada mas com o lema de sempre, PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Sem comentários:

Enviar um comentário