domingo, 26 de junho de 2016

JANEIRO DE CIMA-ORVALHO

Hoje fui com a minha fininha lá para os lados do Rio Zêzere, foi uma bonita voltinha em solitário mas com a companhia do Rio Zêzere e da natureza.


Sai de casa cedinho e fui na minha viatura até á vila de Oleiros de onde tinha programado a saída para a voltinha.


Estacionei a viatura ao pé da Câmara Municipal, preparei as coisinhas e por volta das 7 h comecei a pedalar.


Sai de Oleiros e fui em direção da Foz da Panasqueira, cortei á esquerda e lá fui subindo, passei ao lado do Orelhão e Azinheira, a subida teimava em não acabar mas a coisa estava a correr bem.


O dia tinha acordado fresco e estava mesmo bom para a voltinha, mais um pouco passei Amieira, Urraca, Rouco de Cima e segui ao lado do Rio Zêzere até Cambas.


No café ao pé da Ponte parei para beber um cafézinho, depois de saciado o vicio segui com a voltinha, passei a ponte e cortei á direita para Admoço.
Lá fui pedalando sempre ao lado do rio, entrei em Admoço e passei umas bonitas ruelas, subi depois um pouco e fui ter á bonita Garganta do Zêzere, umas belas rochas onde o Rio Zêzere tem que se encolher para passar.



Parei para ver aquela beleza e tirar umas fotos, é uma maravilha fazer a coisa que mais gosto que é pedalar e ver umas coisas bonitas pelo caminho.


Depois das fotos segui até Janeiro de Baixo, Esteiro, Porto de Vacas e cheguei a Janeiro de Cima, uma bela Aldeia de Xisto, muitas casinhas bonitas e umas bonitas ruelas.


Andei um bom bocado entretido pelas ruelas a tirar umas fotos e a ver uns bonitos cantinhos, uma aldeia mesmo bonita.


Fui até á bonita Praia Fluvial da Lavandeira dar uma vista de olhos, ontem ouve festa ainda estava o arraial montado e muita gente a dormir nas redes atadas ás árvores.
Tirei umas fotos e continuei a voltinha, lá fui pedalando até Urgeiro e Bogas de Baixo, passei a ponte por cima do Rio Bogas e lá segui por uma boa subida até ao Orvalho.

Lá fui indo nas calmas subida fora, como ainda era cedo pensei ir dar uma espreitadela lá no alto do Miradouro do Penedo Mosqueiro.


Antes de entrar no Orvalho cortei á direita e subi até ao miradouro, só vos digo uma coisa moscas nem velas, porque na subida fartei.-me de assoprar e as moscas não paravam ao pé de mim ehheheeh.


Depois de suar um pouco na subida tive a recompensa da brutal vista que se tem ali daquele miradouro, uma maravilha, deu bem para regalar as vistas.


Depois de uma boa mão cheia de fotos fiz-me ao caminho, desci até ao Orvalho e continuei por mais uma longa subida, desci depois um pouco e cheguei ás Casas da Zebreira.


Mais á frente no alto da Foz do Giraldo cortei á direita e sempre pela Serra do Mouradal com uma vista espetacular cheguei ao Estreito.


Agora tinha um bom bocado a descer, já tinha subido bem por isso já merecia uma boa descida, passei o Roqueiro, Milrico, Ribeiro do Milrico e Foz da Panasqueira.

Antes de entrar em Oleiros cortei á esquerda e fui até á bonita Praia Fluvial do Açude Pinto, fui até ao bar para comer e beber alguma coisa.


Pedi uma bjeca fresquinha acompanhada de um bolicao, ali estive um pouco a ver a bonita praia e a refrescar, soube mesmo bem aquele bocadinho a descansar.


A volta estava a terminar, fui até ao centro da vila onde tinha a minha viatura e de onde tinha partido á umas horas a trás para mais umas pedaladas na minha fininha.

E foi assim mais uma exelente voltinha na minha fininha por umas belas estradinhas a maior parte na companhia do bonito Rio Zêzere, sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Sem comentários:

Enviar um comentário