domingo, 16 de outubro de 2016

SERRA DE ALVAIÁZERE-FREIXIANDA

A voltinha de hoje na companhia do Zé Almeida foi lá para os lados da Serra de Alvaiázere, já lá tinha subido uma vez e tinha gostado, tem-se lá uma bela paisagem mas hoje tivemos azar, o nevoeiro não deixou ver nada.



Combinei a saída para esta voltinha em Cernache do Bonjardim, á hora marcada lá estava o Zé pronto para ir fazer umas subidas, e claro umas descidas tb.


Tudo prontinho e lá seguimos para as pedaladas, ainda meio escuro saímos de Cernache em direção de Roda do Cabeço, Casal Madalena, Portela da Oliveira e Vale da Ursa.


Passamos a ponte por cima da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode e subimos um pouco até ao Vale Serrão, ao pé do Café Boguinhas cortamos á direita em direção de Dornes.



Aqui o dia já clareava mas continuava enevoado, seguimos para Casal Ascenço Antunes e Dornes, não chegamos a entrar em Dornes, passamos ao lado, um pouco mais á frente cortarmos á direita para a Horta da Coelha.



Numa estradinha sempre ao lado do Rio Zèzere lá passamos a Horta da Coelha, depois fomos passando Picoinas, Martimbráz, Souto, Cruz dos Canastreiros, Senhora da Orada, Portela do Bráz e entramos nos Cabaços.
Passamos no meio da vila de Cabaços e cortamos á esquerda para Pussos, Feiteiras, Portela das Feiteiras, Quinta Santa Rosa, Rominha e Alvaiázere.



Como ainda era cedo decidimos parar lá mais á frente para comer alguma coisa, saímos de Alvaiázere pelo Pé da Serra, um pouco mais á frente dos Covões cortamos á direita para subir a Serra de Alvaiázere.


Uma bela subida, lá fomos indo subida fora pelo meio do nevoeiro, a primeira parte da subida é a mais durinha, a seguir ao Miradouro a coisa aligeira um pouco, mas DOI....


Já no alto paramos para recuperar o fôlego, pois que não deu para ver a paisagem, temos que lá voltar outro dia, demos meia volta para descer pelo mesmo caminho até perto dos Covões.


Já no fundo no cruzamento cortamos á direita para a Mata, Mata de Baixo, Bofinho, Bouxinhas, Pechins, Banhosa, Granja, Várzea do Bispo e Freixianda.


Fomos direitinhos á Pastelaria Sonho Meu para comer alguma coisa, dei de caras com uma enorme bola de Berlim, até me lambi.......é mesmo isto, acompanhada de um suminho caiu mesmo bem..


Com a barriguinha composta seguimos viagem, saímos da Freixianda passamos por cima do Rio Nabão e seguimos por umas estradinha em calçada até á aldeia do Lumiar.


Uma aldeia quase deserta com muitas casas em ruínas, bem bonita, aquelas casinhas recuperadas ficavam um espetáculo....


Passada a aldeia do Lumiar continuamos por Marques, Loureira e Cortiça, aqui seguimos pela estrada nacional que liga Alvaiázere a Ferreira do Zêzere, passamos por Areias, Ribeira da Póvoa e Besteiras.




Aqui tínhamos pela frente uma bela descida, passamos Valongo, Junqueira, Peralfaia, Vale Serrão e chegamos á Ponte do Vale da Ursa.


Depois da ponte tínhamos a ultima dificuldade do dia, a bela subida até Cernache, sempre descontraídos e na conversa lá fomos pedalando subida fora.

Passamos Portela das Oliveiras, Casal da Madalena, Roda do Cabeço e chegamos a Cernache do Bonjardim depois de mais uma bela voltinha nas nossas fininhas.

O dia estava fresquinho mas bom para o nosso deporto favorito, é pena o nevoeiro lá no alto da serra, mas outro dia voltamos lá para ver as belas paisagens.


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Sem comentários:

Enviar um comentário