domingo, 30 de outubro de 2016

POR AI PARA AREJAR A CABEÇA

Hoje foi um daqueles dias que tinha mesmo de ir pedalar para arejar as ideias, uma voltinha em solitário que soube mesmo bem...


Como a hora tinha mudado já deu para sair mais cedo, o dia tb acordou bom para uma voltinha de terra, é mesmo bom umas pedaladas pelo monte para ouvir a natureza, uma maravilha.



Sai de casa e desci até á Pastelaria Estrela Doce, bebi o cafézinho e comi o belo pastelinho de nata, não começo a voltinha sem antes ir beber o cafézinho e comer o pastel de nata, vicio....



Caféina ingerida segui a voltinha, passei a vila ainda meio adormecida, passei a Rotunda da Eirinha e mais á frente na Fonte Branca cortei á esquerda para entrar na terra.


Mal entrei na terra dei de caras com uma bela raposa a olhar para mim, uma bela vista logo para começar, continuei e lá fui subindo até ao Olival.


Segui em direção da Portela e Outeiro da Lagoa, ali andei um pouco por uns singles onde já não pedalava á muito tempo, deu para matar saudades..

Passado o Outeiro continuei para a Cardosa e São Gião, aqui tive que passar pelo meio de uma horta, fui por um caminho que não tinha saída, tive que me desenrascar.



O dia estava mesmo á maneira, o solinho vinha forte, e eu por ali a pedalar sozinho, estava mesmo a saber bem.


Passado São Gião continuei pela Moita Fundeira, Barrocas, Galeguia e Felgaria, já não passava por alguns destes trilhos á uns anos, foi bom para recordar...

Um pouco mais á frente na Lagariça lá andava um pastor a guardar as suas ovelhas, andavam todas entretidas num belo relvado, as primeiras chuvas já deram  frutos, a relva já lá vem com força...



Passei uma pequena ribeira e por uma boa subida cheguei ao Chão de Macieiras, mais um pouco entrei em Cernache do Bonjardim, ainda era cedo para comer alguma coisa, decidi seguir viagem..



Passei ao lado da Igreja e fui até á Ponte de Pedra, um lugar onde existem umas 3 casinhas, nunca por ali tinha passado, mais uma belo cantinho por onde pedalei...
Passei a ponte e subi um pouco até ao Casalinho do Pampilhal e Pampilhal, ali andei por uns singles que ia descobrindo ali pela aldeia, encontrei uns belos carreirinhos...


Passei ao lado de uma antiga fonte e fui em direção do Alqueidão e dos Carvalhos, ainda andei a ver uns singles mas em alguns tive que voltar para trás, não tinham saída..


Já nos Carvalhos segui um pouco por alcatrão em direção da Barragem da Bouçã, ao lado da Ribeira de Freire cortei á direita e entrei novamente na terra.


Fui por mais um caminho que não passava lá aos anos, um caminho que vai dar ás margens da Albufeira da Barragem da Bouçã, uma bela descida até lá..


Já pertinho da água cortei á direita e segui por um caminho ao lado da água, a barragem está bem cheia, que belo espelho de água ali está..


Lá fui pedalando num bom sobe e desce, algumas subidas tive que as fazer a penates, estavm cheias de regueiras e com muita pedra solta.
Mais umas pedaladas e cheguei ao Parque de Merendas do Mosteiro da Nossa Senhora das Preces, um sitio bem sossegado ali nas margens da albufeira...


Ali estive um pouco a ver as belas paisagens e ali vi umas belas Garças que andavam a ver de comida,  tirei umas fotos e segui..


Pela frente tinha uma valente subida até ao Cabeço da Senhora das Preces, esta deu bem para aquecer, é longa e das boas.


Já safo da subida segui para o Seixo onde fui parar no café da aldeia, fui comer e beber alguma coisa é que a barriga já estava a dar sinal de reserva..


Comi um bolinho e bebi um cafézinho, caíram mesmo bem, foram  mais umas belas calorias para seguir com a voltinha de roda grossa..


Segui depois em direção do Vale Dianteiro, Vale da Viola e Arnoia, aqui fiz uma paragem para comer uns belos dióspiros, uma das minhas frutas favoritas, estavam bem madurinhos, uma delicia.

Depois de degustar a bela fruta segui por Alminhas da Arnoia, Póvoa da Ribeira Cerdeira, Vale Cortiço, Ameixoeira e Tojal..


Mais uma vez andei por uns singles para matar saudades, continuei para o Cabeçudo, Vale das Colmeias, Bailão, Carpinteiro e Tapada.



Com a voltinha a chegar ao fim segui pela Aveleira e por uma boa descida meio tapada de mato cheguei á Prodessoura e São João do Couto, desci mais um pouco e cortei á esquerda para Goselhas.


Passei a Ribeiro do Amioso e entrei na Sertã pelo Mercado, passei no Jardim da Carvalha mas não cheguei a parar, passei só para ver as bonitas cores de outono que aquele jardim tem, é muito bonito...



 Para terminar a voltinha continuei e subi até á Mougueira onde cheguei depois de mais umas belas pedaladas numa manhã de outono que mais parece primavera.

Soube bem a voltinha para arejar a cabeça, pedalar por montes e vales em solitário onde só se ouve os passarinhos e o barulho ensurdecedor da natureza.



E assim foi mais uma excelente voltinha sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




Sem comentários:

Enviar um comentário