domingo, 23 de outubro de 2016

VOLTINHA DAS CASTANHAS

De á uns anos para cá por esta altura vou dar uma voltinha de bike e vou apanhar umas castanhas, hoje o tempo estava meio chuvoso mas mesmo assim tinha que ir ver das castanhas.


Quando sai de casa começou a cair umas pingas, mas nada que me fize-se voltar a trás, segui então até á Sertã, fui direitinho até á Pastelaria Estrela Doce para beber o cafézinho e comer o belo pastelinho de nata.


Saciado com o café e com o pastelinho segui para a voltinha, passei a vila e fui até á Ponte das Portelinhas, passei a ponte e subi até á Zona Industrial.



Já no alto segui até ao deposito de água, cortei á esquerda e continuei por um single até Carnapete, um pouco mais á frente entrei em outro single até perto da Quinta Nova, já não passava lá á muito tempo.


Segui depois por um caminho até ao lado do IC 8, ladeando o IC 8 cheguei ao Casal D´Ordem, o dia estava-se a aguentar, a chuva era minha amiga e algumas vezes até dava para ver o céu limpo.

Continuei depois para o Vale das Uchas e Venestal, passei ao lado da antiga Escola Primária e passei por baixo do IC 8.


Logo a seguir cortei á esquerda e por um caminho já meio fechado com mato fui até perto dos Verdelhos.


Sempre descontraído lá fui pedalando por uma boa subida, tinha pensado subir até ao Alto do Viseu mas um pouco antes de lá chegar mudei de ideias e cortei á esquerda para o Viseu Cimeiro.


Entrei na aldeia e não se via ninguém, estava tudo em casa, o dia estava agradável mesmo bom para o meu desporto favorito.


Sai do Viseu Cimeiro e por uma bela subida lá fui pedalando até á Estrada que liga o Casal Novo á Marinha do Vale Carvalho.



Cheguei ao alto já a suar, uma subida não muito inclinada mas um pouco longa, deu bem para aquecer o motor.


Sei que é perigoso andar de btt sozinho mas sabe bem, tem que se ter mais cuidado com as descidas e com os obstáculos que apanhamos pelo caminho, mas se não for sozinho quase que não andava de btt.
Ali no alto não se ouvia nada só o barulho da natureza, os passarinhos os regatos, é uma maravilha andar por montes e vales.



Passada a estrada segui em frente para um pouco mais á frente cortar á direita e descer até ao vale onde ia fisgado para apanhar umas castanhas.


Cheguei lá e vi que tinham arrancado o castanheiro grande que ali havia, só lá estão uns castanheiros mais pequenos, ainda deu para apanhar umas castanhas mas poucas.
Pensei eu, lá vou para casa com a mochila vazia, mas decidi ir ver uns caminhos que não conhecia e ai dei de caras com um monte de castanheiros cheios de castanhas nos chão, muitas já comidas dos javalis.


Encostei a bike e ali enchi a mochila, acredito que as castanhas vão-se ali estragar todas, é uma pena são mesmo boas e grandes, uma maravilha.


Carregado de castanhas lá segui com o resto da voltinha, passei pela Marinha de Vale Carvalho e antes de chegar ao Amioso entrei no percurso pedestre ali da aldeia.

Um trilho bem bonito sempre ao lado da Ribeira do Amioso, com umas pedaladas entrei no Amioso, subi por um single até ao meio da aldeia por entre muitos castanheiros.


Andava eu ali a ver do caminho vinha um senhor com um balde cheio de castanhas, entre-ti-me um pouco na conversa com ele, ali me contou a história da vida dele quase toda.


Com as horas a passar tinha que seguir viagem, despedi-me dele e continuei pelo meio da aldeia, segui depois pela bela subida de alcatrão até á serração já abandonada.


Cortei depois á esquerda e continuei por uma caminho até São Domingos, andei depois a ver uns caminhos perto do Vale das Colmeias, mas tive azar não tinham saída.


Voltei a trás e fui até á Cruz Fundeira, cortei á esquerda por uma caminho que vai dar ao Barreiro da Foz, a uma ponte de ferro que passa por cima da Ribeira do Amioso.


Na descida tive direito a uns arranhões numas silvas, alguns caminho mais uns dias já não se consegue passar lá, ficam todos cheios de mato e silvas.
Passei a ponte e por mais uma subida cheguei á Foz da Valada, subi pela Azinhada da Valada e entrei na Sertã no cimo da vila.


Passei no parque de feiras e desci até á Praia Fluvial, até me admirei não ver ninguém a tomar banho.... eheheheeheheh.



Passei pela Ponte dos Namorados e fui até ao jardim da Carvalha, segui pelo Campo de Futebol pela Abegoaria e subi até á Mougueira.


Cheguei a casa e encostei a bike depois de uma bela voltinha de roda grossa numa manhã bem fixe para o meu desporto favorito, apesar de muitas ameaças de chuva tive sorte porque nem deu para molhar o casaco.




Umas pedaladas numa manhã de outono com as folhas das árvores com várias cores que dão umas bonitas paisagens, e os caminhos com muitas possas de água e muitos já enlameados, muito fixe....
E foi assim mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.






Sem comentários:

Enviar um comentário