domingo, 5 de fevereiro de 2017

QUINTA DA MARTINELA-PENÍNSULA DE DORNES

Hoje fui na minha grossa dar uma voltinha lá para os lados de Dornes, andei por uns cantinhos novos para mim, pedalei por uns trilhos ao lado da Barragem de Castelo de Bode com umas espetaculares paisagens.



Sai de casa com a bike na minha carrinha e fui até á Ponte do Vale da Ursa onde ia dar inicio á minha voltinha de hoje..


Parei na Pastelaria Doce Mel em Cernache do Bonjardim para beber o cafézinho, já com a caféina ingerida segui até ao Vale da Ursa, encostei a viatura, preparei as coisinhas e lá segui para a voltinha.


O dia tinha acordado meio nublado e com umas nuvens escuras, vinha lá chuvinha para molhar o fatinho, mas foi passageira, foi só para assustar...


Passei a ponte e cortei á esquerda por uma caminho ao lado da albufeira, segui até ao Rio Cimeiro, passei a aldeia e continuei por um caminho sempre pela margem do Rio Zêzere até ás Ilhas.



Quando a Albufeira da barragem de Castelo de Bode está mais baixa formam-se ali três ilhas, um espetáculo de paisagem...

Ali me entre-ti um pouco a passear de ilha em ilha e a tirar umas fotos, mas com as nuvens escuras a virem lá tinha que seguir com as pedaladas...


Agora para aquecer um pouco tinha uma boa subida até Peralfaia, com a chuva que tem caído o terreno está bem molinho, até as rodas se enterram, mas nas calmas lá segui até ao alto..


Já safo da subida passei a estrada que liga Cernache a Ferreira da Zêzere e toca a subir mais um pouco, ainda não tinha passado uma lá vinha outra...



Segui então e fui ter á Junqueira, segui uns metro no asfalto e mais á frente cortei á esquerda em direção de Barrada e Rio Fundeiro.



A descida foi rápida, passei Rio Fundeiro e mais umas pedaladas cheguei á Quinta da Martinela, um aldeamento turístico ali mesmo nas margens do Zêzere, bonito mas parece um pouco abandonado...


Dei a volta e segui, continuei pelo caminho sempre nas margens do Zêzere, um pouco mais á frente tinha mais uma boa subida pela frente, vamos a ela...
Lá segui até á estrada nacional novamente, fui ter perto dos Vales e Besteiras, ufaaa estou safo de mais uma subida, e das boas, muito vento durante a subida mas nem dei por ele, vinha com o motor bem quente..



Atravessei o alcatrão e segui por um caminho que mais parecia um lamaçal, tinham lá passado á pouco tempo uma malta de Moto 4, agora sempre a descer lá fui até ao Lagar de São Guilherme.


Cheguei lá e estavam lá os motoqueiros a descansar, cumprimentei a malta e continuei, passei um riacho e por mais uma belo trilho fui ter á bela localidade de Dornes.



Entrei em Dornes e fui até á Torre dar uma vista de olhos, tirei umas fotos continuei por um single bem fixe ao redor da aldeia e fui para no café o Rio para comer alguma coisa.


Bebi um cafézinho e comi um bolinho, a barriga já estava a dar sinal, tinha que se repor algumas calorias.



Mais composto segui viagem, segui um pouco por alcatrão até Casal Ascenço Antunes, no meio da aldeia cortei á esquerda por um caminho ao lado da água.

Belos trilho que por aqui se encontram, e sempre com umas belas paisagens, mesmo á maneira, é disto que eu gosto, pedalar por trilhos novos e desfrutar o que vou encontrando pelo caminho...



Mais umas pedaladas e cheguei ao Vale Serrão, ali andei por uns single bem fixes até que tive que subir um pouco até á estrada nacional.


Entrei no asfalto e desci até ás Bombas de Gasolina, encostei a bike e fui dar uma mangueira-da para tirar a lama maior, é que estava muito pesada..ehehehehee



Para terminar desci até á carrinha, arrumei a bike e regressei a casa satisfeito com mais uma excelente voltinha por uns trilhos do melhor.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




Sem comentários:

Enviar um comentário