terça-feira, 27 de junho de 2017

VISEU-SERTÃ PELA N2

Depois de uma noite bem dormida toca a levantar cedinho para mais umas pedaladas, o dia adivinhava-se quente por isso tinha que começar bem cedo...


Tudo prontinho sai do hotel e lá me fiz ao caminho, a cidade de Viseu ainda estava meio adormecida, a única gente que se via na rua era a malta que vinha da discoteca...
Sai da cidade de Viseu e fui em direção de Jugueiros e Repeses, para começar a coisa até era rolante e a descer, segui depois por Macieira, Fail, Devaguinha, Canas de Santa Maria e Naia..


Fui-me cruzando várias vezes pela bonita Ecopista do Dão, já tive o prazer de a fazer na totalidade, bem bonita.

Quando sai do hotel comi umas bolachinhas que tinha na mochila e ia de olho num café para tomar o pequeno almoço, mas aquela hora ainda estava tudo fechado..

Passado Naia segui por Tondela, Adiça, Garrucha, Amainhos, Vila Pouca, Regato da Serra e cheguei a Santa Comba Dão, aqui fiz uma paragem na Pastelaria Pão Quente para comer alguma coisa...



Abanquei e ali enchi a barriguinha com umas belas sandes, o dia tinha acordado bem fresquinho e muito nublado, mas a partir daqui a coisa começou a aquecer um pouco..

Barriguinha cheia era hora de me fazer ao caminho, pronto para mais uns kms por umas belas estradinhas já minhas conhecidas.

Muita malta que anda a fazer a Nacional 2 vai em direção de Mortágua mas se repararem dá para passar a ponte do IP 3 que passa por cima do Rio Dão, sem restrições a bicicletas..


Desci um pouco e entrei na ponte para logo de seguida sair em direção do Bairro da Estação, passei ao lado da casa onde nasceu António de Oliveira Salazar e lá fui seguindo por uma ligeira subida..
Sai do Bairro da Estação e continuei por Venda do Sebo, Casal das Lameiras, Vale de Couço e Chamadouro, aqui passei novamente por cima do Rio Dão, IP 3 onde se pode passar de bike, nenhum sinal a proibir...


Depois da ponte cortei á direita e segui por uma estrada estreitinha paralela ao IP 3, bom piso e muito fixe esta estrada, continuei e fui ter á Barragem da Aguieira...


Paragem obrigatória em cima da Barragem para tirar umas fotos e ver o belo espelho de água, já por ali tinha pedalado mas em sentido inverso, quando fui fazer a Ciclovia do Dão..


Tiradas as fotos segui e desci até ás margens do Rio Mondego, passei por Oliveira do Mondego e mais uma breve passagem pelo IP 3 tb sem restrição a bicicletas...

Sai do IP 3 e segui por Alto das Lamas e Raiva, um pouco antes de chegar a Vila Nova parei para ver a Livraria do Mondego, uma escarpa em pedra que mais parece uma prateleira com livros...

Tirada umas fotos segui por uma bela estradinha sempre ao lado do Rio Mondego, passei depois por Vila Nova e Azenha do Rio, mesmo ao lado de Penacova..


Passei depois Carvoeira, Roqueira e Louredo, aqui tinha pela frente uma bela subidinha até perto de Ventosa, esta deu para aquecer um pouco...

Já no alto e safo da subida segui pela Arrifana, Vila Nova de Poiares, Lombada, Olho Marinho, Juncal, Vila Nova de Ceira, Baião e entrei em Góis...

Passei pelo meio da vila e fui parar na Pastelaria Kentidoce para ingerir alguma coisa, a barriga já vinha a dar sinal...

Umas belas sandochas caíram mesmo bem, o que tinha pela frente era uma boa subida longa e com o calor que estava tinha que ingerir umas boas calorias para chegar lá ao cimo...
Barriguinha cheia lá me pus em cima da fininha e segui viagem, passei a ponte romana que passa por cima do Rio Ceira, parei para atestar os bidons com água fresca numa fonte á saída da ponte e lá me fiz á bela subida..


Nas calmas lá fui pedalando até á Portela, Cimo do Alvem, Ladeiras, Esporão, Cantoneiros e Cabeçadas, aqui tinha o Marco Dias á minha espera para me fazer companhia o resto da etapa..



Comprimentos feitos e vamos embora que agora era a descer, entramos na espetacular descida até Alvares, são perto de 12 kms sempre a boa velocidade..


Passamos o Caniçal e chegamos a Alvares, fomos até ao Bar Fora D´Oras mesmo ao lado da Praia Fluvial de Alvares para comer alguma coisa...

Fui ter com o amigo Zeca para nos arranjar um franguinho assado para a malta trincar, sentadinhos ali na esplanada enchemos ali a barriguinha e refrescamo-nos com uma bebida fresca...

Que bem que ali se estava mas não tínhamos tempo para fazer sala, a muito custo lá subimos para cima das fininhas e seguimos viagem...


Subimos um pouco para descer até ao Amioso Fundeiro, passamos depois Portela do Torgal, Mega Fundeira e mais uma bela subida até ao Alto da Louriceira..

Já no alto continuamos pela Picha, Venda da Gaita, Tojeira, Valongo, Vale da Manta e  Pedrogão Grande, depois de Pedrogão Grande descemos até á Barragem do Cabril..


Tiramos uma fotos e subimos até Pedrogão Pequeno, aqui mais uma paragem no café das Bombas para beber alguma coisa fresca, o calor já apertava...


Mais frescos seguimos pelo Painho, Vale da Froca, Amieira, Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Cerdeira e Vale Cortiço.
Fizemos mais uma paragem no Café a Esplanada para refrescar, esta coisa de andar a pedalar dá sede...eheheheheh

Depois da bebida fresca despedi-me do Marco Dias, ele regressava a casa e eu era só descer até á bela vila da Sertã...

Passei Casalinho, Tapada, Aveleira, Alto da Carreira, Zona Industrial, São João do Couto e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha..


Fui até ao Jardim da Carvalha onde tinha a famelga á espera, depois de uma bebida fresca e dois dedos de conversa fui até casa tomar o merecido banho e descansar o cortiço para a próxima etapa..

O dia correu bem, maior parte das estradinhas já eram minhas conhecidas, sempre com umas belas paisagens, e para o final a bela companhia do Marco Dias, um grande obrigado a ele...
E assim foi mais uma etapa da minha minha voltinha sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...




1 comentário:

  1. Boas, resolveste de forma diferente o troço quanto a mim mais complicado na EN2 e um dia devo voltar só para passar nos segmentos que evitei, em 30km de ciclovia até Santa Comba Dão. O tempo era curto e ainda tinha de chegar a Vila Nova de Poiares ... tendo saído às 06:00 am do km 0 de Chaves. Foi uma aventura com a minha mais que tudo, Amada ... merida ride80 ;) Nice report ...

    ResponderEliminar