domingo, 23 de julho de 2017

BARRAGEM DE SANTA LUZIA-ADEMOÇO

Hoje foi dia de voltinha na companhia do amigo Silvério, já não me lembro da ultima vez que pedalei na companhia dele, já faz muito tempo, mas é sempre um prazer pedalar com dele..

Sai de casa na minha viatura e fui até á bela vila de Oleiros onde marquei o ponto de encontro com o Silvério para dar inicio á nossa voltinha.


Cheguei lá estacionei a viatura e pouco depois lá vinha ele ainda com os olhos meio erremelados, lá preparamos as bikes e as coisinhas todas e seguimos para uma bela voltinha.


Saímos de oleiros e para começar foi logo a subir até ao Casal Novo, subida longa mas muito agradável, nas calmas e sempre na conversa lá fomos indo subida fora..


No alto cortamos á direita e era hora de descer, até á ponte de Álvaro foi sempre a boa velocidade, em cima da ponte que passa por cima do Rio Zêzere foi tirar a foto á bonita aldeia de Álvaro...

Depois da ponte mais uma boa subida até Maria Gomes, esta tb um pouco longa, hoje foi dia de fazer umas belas subidinhas, daquelas que a malta gosta, pois as melhores paisagens estão lá no alto.


Passamos Maria Gomes e mais um pouco de subida cortamos á direita em direção da Pampilhosa da Serra, mais á frente seguimos á direita e fomos ter ao Aeródromo da Pampilhosa da Serra..

Era para continuarmos a voltinha de avião mas tivemos azar não havia lá nenhum, tivemos que continuar de bicicleta...

Demos meia volta e continuamos com as pedaladas, por uma boa descida fomos ter á Nacional 112 um pouco antes de Sancha Moura.


Continuamos e mais do mesmo, uma boa subida pela frente, nas descidas nem temos tempo de apreciar as paisagens por isso é que escolhemos longas subidas...eheheheeheheh
Passamos Portela do Gavião e mais á frente na Selada da Cova fizemos uma paragem no Café Por do Sol para beber um cafézinho..


Sem tempos cronometrados ali estivemos a beber o cafézinho e a comer alguma coisa enquanto dávamos dois dedos de conversa

Cafézinho tomado seguimos a nossa viagem, passamos pela Portela do Armadouro terra do Toni Carreira, logo de seguida chegamos á bonita Barragem de Santa Luzia..

Ali nos entretemos um pouco a tirar uma fotos e a ver as belas paisagens, mas o tempo passava e tínhamos que continuar.

Descemos um pouco e fomos até ao Casal da Lapa, uns metros mais á frente cortamos á direita em direção do Esteiro, uma boa descida com umas belas curvinhas até á aldeia...

Continuamos ao lado do bonito Rio Zêzere e fomos ter ao Porto das Vacas, paramos para atestar os bidons de água fresca numa fonte mesmo no meio da aldeia.


O dia acordou fresco mas aquela hora já estava calor, nada melhor que levar água fresca para a viagem, seguimos então para Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo, umas aldeias de xisto ali ao lado do Rio Zêzere..

Um pouco mais á frente de Janeiro de baixo paragem obrigatória para ver a bela Garganta do Zêzere, ali o Rio tem que se encolher para passar entre umas belas escarpas, um lugar espetacular..


Mais uma catrefada de fotos e toca a seguir caminho, passamos Admoço e sempre ao lado do Rio Zêzere chegamos a Cambas...


Aqui é que era o delas, era o premio de montanha do dia, foram perto de 5 km sempre a bombar, subidinha bem durinha esta, mas nas calmas tudo se faz, sem pressas e sem correrias...
Curva após curva lá fomos ganhando altitude, o que vale é que maior parte da subida é á sombra e com o calor que estava a sombra sabia mesmo bem..

No alto das Rabaças seguimos e fomos ter á estrada nacional que liga Oleiros ao Estreito, cortamos á direita e passamos por Milrico, Ribeiro do Milrico e Foz da Panasqueira.


Ao entrar-mos em Oleiros fizemos uma paragem para beber alguma coisa fresca, juntou-se a nós o cunhado do Silvério, ali refrescamos um pouco com uma bujeca fresquinha, soube mesmo bem depois da voltinha...

Mais dois dedos de conversa enquanto bebíamos a cervejinha, o motor vinha quente mas depois da cervejinha a temperatura voltou ao normal..

Mais frescos despedimo-nos do Cristóvão e lá seguimos para o resto da voltinha, rápido chegamos aos carros e toca a arrumar as bikes, com as despedidas feitas regressei a casa depois de uma bela voltinha..

Uma voltinha bem catita por umas serras com umas paisagens espetaculares e com uma excelente companhia, foi um prazer pedalar na companhia do Silvério, colega de umas belas aventuras e mais por ai andem vir...


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR..




Sem comentários:

Enviar um comentário