sábado, 8 de julho de 2017

ODIVELAS-FARO-ALBUFEIRA

Ultimo dia da minha aventura em solitário pela Nacional 2 abaixo, depois de uma noite bem dormida no Hotel Gato em Odivelas, levantei-me cedinho e lá me fiz á ultima etapa..


Sai do hotel ainda meio de noite, tinha que aproveitar a fresca para pedalar, o dia anterior tinha  sido duro por causa do calor.


Mal sai do hotel deparei-me com o vento a soprar com alguma força, pensei logo hoje tb é dia de dureza, mas tem que ser, vamos lá embora...


Sai de Odivelas e lá fui por mais umas boas retas fora até Ferreira do Alentejo, até Ferreira deu para ver umas belas paisagens do sol a nascer e com os campos de girassol como pano de fundo...


O que esta aventura me trouxe foram muitas e boas paisagens por ai abaixo, o nosso pais tem de tudo, muita montanha, muitas planície e muitas coisas bonitas pelo caminho fora...
Em Ferreira do Alentejo fiz uma paragem para tomar o pequeno almoço, bem cedinho e já encontrei o Café Rotunda aberto, ali me sentei e comi um belo pequeno almoço...




Com a barriga mais composta lá segui viagem, com o vento a fazer-me frente e umas grandes retas lá fui pedalando por Ervidel, Aljustrel, Monte dos Poços e mais um pouco cheguei a Castro Verde..


Aqui fiz mais uma paragem para comer alguma coisa, viagem longa tem que se comer muita vez, parei no Bar da Central de Camionagem, mais umas calorias para queimar pelo caminho...


Passei pelo meio de Castro Verde, já por ali tinha passado de Bike quando fiz o EOX dessa vez o meu companheiro foi o Luís Bandeiras...


Sai de Castro Verde e segui por mais umas quantas retas sem fim, passei Rosário um pouco mais á frente vi um ciclista lá ao fundo, lá fui ao encontro dele..
Meti conversa e fui encontrar um Jugoslavo emigrado em França casado com uma portuguesa, Daniel de nome, um Senhor com a idade de 74 anos e que todos os dias faz a sua voltinha de bicicleta...


Lá fomos conversando os dois por aquelas retas até Almodôvar, paramos no Café Império, de um amigo do Daniel, o Miguel, sentamo-nos os dois na conversa enquanto bebíamos uma bebida fresca...



Ali nos entretemos um bom bocadinho a contar umas histórias, bem simpático o Daniel, com o tempo a passar tinha que seguir viagem, o amigo Daniel disse que me acompanhava por mais uns kms..

Ao despedi-me do Miguel ele disse-me, agora contas 365 curvas e estás a chegar a Faro, não me dei ao trabalho de as contar, já sabia quantas eram...ehehehhehe



Saímos de Almodôvar e seguimos descontraídos e sempre na conversa, um pouco antes de chegar a Dugueno vinham uns ciclistas em sentido contrário.

Eram uns amigos do Daniel, despedi-me e ele regressou com os amigos e eu lá segui a minha viagem por mais umas retas agora com o ventinho a fazer-me companhia..


Fui pedalando e passei a Ribeira do Vascão, logo á saída da ponte parei para comer umas bolachinhas, não podia faltar a gasolina, o deposito não pode secar....

Trincadas as bolachinhas segui por umas belas curvinhas até ao Ameixial, aqui fiz uma paragem para comer alguma coisa mais consistente....

Parei na Casa de Pasto Central da Serra para comer uma bela sandes de queijo acompanhada de uma bujeca fresquinha, soube bem para refrescar, o calor já apertava....


Trincada a sandes segui com as pedaladas, já na Serra do Caldeirão passei Besteiros e um pouco mais á frente fiz uma paragem no Miradouro da Serra do Caldeirão..
Estive a ver as belas paisagens ali no miradouro, umas belas paisagens na bonita serra Algarvia, tirei umas fotos para registar a passagem e segui...


Desci e passei Vale da Rosa, Vale Maria Dias, Cortelha, Barranco do Velho, Alportel e São Bráz de Alportel, fiz uma paragem para beber uma águinha na companhia dos meus primos, Sandra, Bruno e Manuel...


Fui até ao Largo de São Sebastião ter com eles, ali bebemos uma águinha e demos dois dedos de conversa, um bocadinho bem passado, obrigado pelo convite e a bebida fresca....

Mas com as horas a passar tinha que seguir, despedi-me deles e lá segui para o resto da etapa, sai de São Bráz e sempre com uma pendente favorável mas com a estrada mais movimentada lá fui indo...



Passei Machados, Sambada, Besouro, Paço Branco, Chelote e entrei na bela Cidade de Faro, quase a chegar ao meu objetivo lá fui até á placa que me fez vir lá de tão longe...


Cheguei á bem dita placa e tirei a merecida foto, foi um cessação do dever cumprido, fazer estes km todos sozinho, dias com muito calor e o ultimo dia com algum vento contra, é BRUTAL...


Depois de umas fotos fui até á Marina de Faro ver os barcos e apreciar um pouco a bonita cidade..
Para terminar ainda tinha que fazer a viagem até Albufeira onde ia pernoitar, lá segui por Almancil, Quarteira, Vilamoura, Olhos de Água e cheguei ao meu destino, Albufeira..


Fui direitinho ao Hotel, fui descansar um pouco, acho que já merecia depois de uns dias de pedal e uns bons km percorridos...


Fazer uma aventura destas em solitário é dose, principalmente nas grandes retas Alentejanas, e com o calor que se fez sentir, mas é disto que eu gosto, venham mais aventuras destas....
E assim foi uma bela aventura sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR....




Sem comentários:

Enviar um comentário