sexta-feira, 6 de outubro de 2017

POMBAL-AVEIRO-PORTO

Ontem foi dia de voltinha em linha, decidir ir até á bela cidade do Porto de bike e regressar de comboio, planeei sair de Pombal e passar perto do mar...


Ainda lusco fusco lá comecei a voltinha, passei Santorum, Escoural e Sazes, aqui fiz uma paragem para beber um cafézinho no café de umas bombas de gasolina...

Café tomado segui viagem pela Mata Mourisca, Mourisca de Cima e Guia, aqui cortei á direita e entrei na Nacional 109, uma estrada com mais transito, mas dia de feriado estava mais sossegada...


O dia já clareava e até que estava fresquinho mesmo bom para a minha voltinha, sempre descontraído lá fui passando Outeiro Martinho, Marinha, Matos do Carriço e Vieirinhos.


Mais umas pedaladas e depois de passar Gigante entrei nas grandes retas antes de chegar á Figueira da Foz.
Malditas retas que nunca mais acabam, mas nesta voltinha era o que não faltava, retas e mais retas, subidas poucas e com o vento de frente a coisa prometia...


Lá segui sempre a bombar até á Gala e mais á frente fiz uma paragem e cima da bela ponte da Figueira da Foz para ver as paisagens e tirar umas fotos, maravilha as vistas ali de cima...



Depois de umas fotos segui com as pedaladas, depois da ponte segui em frente e passei Casal da Robala, Matioas e continuei pela pequena subida da Brenha..



Já no alto e com o terreno mais rolante lá fui por mais belas retas, passei Cova da Serpe, Bica, Casal Novo, Camarcão, Pedros, Pereirões, Inácios e Tocha, aqui fiz uma paragem para comer alguma coisa.

Uma viagem longa tem que se comer se não acabam-se as calorias, uma bela sandocha e um sumo caíram mesmo bem, mais calorias para gastar, é ainda faltavam uns bons kms..



Ali encontrei um grupo de ciclista do norte que estava a fazer a viagem para Fátima, depois de lhe desejar boa viagem segui a minha que era mais para norte..

Barriguinha composta segui por Caniceira e um pouco mais á frente antes de chegar á Ermida cortei á esquerda em direção da Praia da Mira..


Uma bela praia com a lagoa a embelezar ali a zona, fui parando e tirando umas bela fotos, encontrei muita gente a passear, estavam a aproveitar o feriado..

Depois de algumas fotos segui em direção do Poço da Cruz, Barra da Mira, Areão, Borda do Mar e Gafanha do Areão, mais um corte á esquerda e segui ao lado da bela Ria de Aveiro com destino da Praia da Vagueira e Costa Nova..

Aqui uma paragem obrigatória para ver as belas casinhas, o símbolo de Aveiro, aqui tive uma bela surpresa, a minha irmã andava a vaguear na moto e ali a encontrei a passear, um belo encontro se ser combinado...

Ali nos entretemos um bocadinho a degustar uns belos bolinhos que ela trazia na bagageira da moto, que maravilha, bem docinhos por sinal, mas tinha que seguir viagem a hora do Ferry estava a chegar..


Despedi-me dela e lá seguimos um em cada direção, um para norte e o outro para sul, passei a ponte que passa por cima da Ria de Aveiro fui até ao Porto Marítimo e fui até ao cais para embarcar.



Azar o meu o Ferry não era ás 12 h era só ás 12 h 45, ás 12 h era só para passageiros, mais um bocadinho á espera, mas enquanto esperava comi a merenda que levava na mochila, homem prevenido vale por dois..eheheh

Á hora certa lá veio o bendito Ferry, 15 minutos depois já estava em São Jacinto, montei novamente a fininha e lá fomos nós estrada fora...
Passei Praia da Torreira, Quintas do Sul, Torrão do Lameiro e Carregal, aqui era sempre a dar gás..


Mais uma viragem á esquerda e fui até ao Furadouro, depois do Furadouro entrei na bela ciclovia até Cortegaça, que maravilha de ciclovia sempre pelo meio do pinhal, espetáculo...


Segui depois por Esmoriz e passei por uma ruela em calçada ao lado da linha do Comboio até á Estrada Nova, já em alcatrão passei Barril, Barcelos e entrei na Marginal de espinho...


Muita gente nas esplanadas a aproveitar o sol, por muita pena minha não podia parar por causa do atraso do Ferry, só me apetecia parar para beber uma bujeca fresquinha mas tinha que seguir se não perdia o comboio...


Passei Espinho e segui por Brito, Aguda, Praia de Francelos, Madalena, Praia da Pedras Amarelas e entrei na Ciclovia do Estuário do Rio Douro, um espetáculo...
Segui pela maravilhosa Marginal do Rio Douro e pela Afurada até á Ponte Don Luís, mesmo fixe aquela marginal, já lá tinha passado de carro mas de bike a coisa é bem mais fixe...*****


Até á Ponte Don Luís passei por uma imensidão de gente, se calhar estavam á minha espera..eheheheeheh



Passei depois no tabuleiro inferior da ponte e logo á saída do lado direito lá estava o grande Zé Castro á minha espera, comprimentos feitos e seguimos pela Marginal até ao Freixo e uma ultima subida até á Estação de Campanhã...



Como ainda tinha um tempinho paramos numa bela esplanada e comemos uma bela bifana acompanhada de uma bujeca bem fresquinha, caíram mesmo bem, estava mesmo a precisar..


Mais satisfeitos fomos até á Estação, compramos o bilhete e seguimos até á Linha 8 para eu embarcar, despedi-me do Zé Castro e segui viagem até á Cidade de Pombal..
Passada hora e meia cheguei a Pombal, carreguei a bike na minha carrinha e regressei a casa depois uma bela voltinha até á bonita cidade do Porto, passei umas belas estradinhas com umas bonitas paisagens..


E assim foram umas belas pedaladas sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...







Sem comentários:

Enviar um comentário