domingo, 15 de outubro de 2017

SUBIDA DO PICO E DESCIDA DO PICOTO

Hoje foi dia montar a roda grossa, já há dois meses que não me punha em cima dela, tenho andado mais de fininha, mas já tinha saudades de umas pedaladas na minha grossa..


Hoje lá fui até ao Alto da Serra dos Alvelos ver as paisagens, a subida é das boas, são uns bons km sempre a subir é boa para aquecer...


Sai de casa subi até á Portela cortei á esquerda e fui até Poiares, aqui segui á direita e entrei na terra, desci um pouco e fui ter a uma estrada ao lado do IC 8, passei por baixo dele e segui até á Povoa...



Desci depois até ás Ribeiras Fundeiras e passei a Ribeira da Tamolha, as ribeiras vão quase secas já se passam se molhar o pezinho, isto está mesmo mau, não chove e os fogos nunca mais acabam...


Passei nas Ribeiras e fui até ao Outeiro da Várzea, por estes caminho fora até as lágrimas me vieram aos olhos, passar nestes cantinhos e ver tudo queimado, é desolador..


No Outeiro comecei a subir e fui até ao Alto das Fontainhas, segui por alcatrão para uns metros mais á frente cortar á direita e entrei na terra novamente, já não passava neste caminho á uns bons anos..


Segui e lá fui descontraído por ai fora, até perto da Ermida até que nem muito má, o pior vem depois, subir, subir, e mais subir até á Perna do Galego...


Uns metros em alcatrão e mais uma cortada á direita, e adivinhem lá se era a subir ou a descer, claro que era a subir e desta vez até ao alto do Picoto Rainho..


Lá fui subida fora cantando bem caladinho, aquilo sobe mas umas vezes dá para recuperar um bocadinho, a parte final é que é a pior, mas depois da boa subida lá cheguei ao alto da Serra dos Alvelos..


A paisagem lá no alto é uma maravilha, é uma boa recompensa depois da longa subida, ali me entre-ti a tirar umas fotos e a ver as belas paisagens...
Depois de uns cliks lá me fiz á descida, desci até ás Alinhas das Relvas, fiz um pouco do trajeto da Descida do Picoto á uns dias atrás, segui e fui até ao Figueiredo onde parei na Tasca para beber cafézinho...


Estava ali muita gente conhecida, foi um bocadinho de conversa enquanto bebia o cafézinho, mas as horas não perdoam e tinha que seguir viagem, despedi-me do pessoal e lá fui eu..


Desci até ao Ribeiro do Figueiredo e á saída da aldeia entrei na terra novamente, sempre com a pendente de descida lá fui pedalando até á Ponte das Portelinhas...


Já tinha saudades de passar por estes caminhos, e ainda vi uns bocadinhos de floresta verde, mas quando cheguei á Sertã ouvi a sirene dos Bombeiros e ouvi dizer que o fogo era naquela zono onde tinha passado.


Este ano querem queimar tudo, aquele bocadinho era um dos que restava aqui na zona, mas pelos visto já não sobra nada, QUE GRANDE CAMBADA...QUEIMA-LOS AINDA ERA POUCO...

Nas Portelinhas segui por um caminho sempre ao lado da Ribeira da Sertã, deste lado da ribeira está tudo queimado, até mete dó, passo por ali e sinto uma grande tristeza...


Lá fui pedalando e fui ter ás Torneiras, Lameiros e Aldeia Cimeira da Ribeira, subi um bocadinho e fui ter ao Casalinho de São Fagundo, cortei á esquerda e desci até ao Pego do Mouro..



Passei a ribeira já seca e subi até á Rotunda da Senhora do Remédios, segui á direita e desci até á Sertã, passei o Jardim da Carvalha e fui fazer uma paragem no Bar o Palheiro para beber uma fresquinha..


Com a voltinha feita ali estive a refrescar com um imperial fresca, soube que nem ginjas, o calor ainda não se foi embora e uma bujeca fresca sabem sempre bem...


Com a hora do almoço a chegar lá tive que ir embora, para terminar subi até ao Montinho e com mais umas pedaladas cheguei á Mougueira depois de uma bela voltinha na minha grossa..


E assim foi mais uma bela voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...



Sem comentários:

Enviar um comentário