segunda-feira, 23 de abril de 2018

AO SABOR DO VENTO

Ontem foi dia de voltinha em linha, tinha que ir até Castelo Branco por motivos familiares, assim aproveitei e fiz a minha viagem até lá de fininha..


Tinha planeado ir mais pelo sul, fazer umas retas com a ajuda do vento, mas tive azar, o vento estava contra e ainda tive que o empurrar durante uns bons kms..


Sai de casa bem cedinho e com vontade de dar ao pedal, fui até á Portela e cortei á direita pelo Salomão, Carrascal, Outeiro das Colheres, Bela Vista, Cumeada e segui pela Nacional 2 até Vila de Rei..


Até aqui já tinha subido um pouco, já ia quentinho, passei pelo meio da vila e fui beber um cafézinho ao Bar o Quiosque, sabe bem um café para aquecer a alma..


Café tomado era hora de seguir viagem, passei pela Portela, Palhota, Amêndoa, Vale de Vacas, Cimo do Vale, Chão de Lopes, Chão de Codes, Pereiro e cheguei á bela vila de Mação..


O dia tinha acordado meio nublado, estava muito cinzento e com cara de chuva, tinha que fugir para não me molhar, mas pelo que via no horizonte ainda ia molhar o fatinho...


Depois de passar Mação segui em direção da Ortiga, encontram-se por ali umas grande retas, não gosto muito mas de vez enquanto sabe bem esticar as pernas...


Mais á frente passei por cima da A23 e desci um pouco até á Ortiga, uma bela paisagem ali com a bonita barragem e o belo Rio Tejo..


Uma maravilha estas voltinhas, rever muitos sítios onde já passei nas minhas pedaladas, continuei e desci mais um pouco até á Barragem, parei para ver as paisagens e tirar umas fotos...



É bom ver as Barragens cheias, a chuva já deu para por as ribeiras a correr e para encher as barragens agora podia vir uns dias de sol para alegrar a malta...


Passei para a outra margem do Rio Tejo e sempre descontraído lá fui indo, passei ao lado da Casa Branca e fui ter á Nacional 18..


Que estrada mais larga, não gosto nada de estradas muito largas, mas depois de passar ao lado do Gavião um pouco mais á frente cortei á direita em direção da Comenda..


Assim sim, uma estradinha mais estreitinha e mais sossegada, fui indo por ai fora e entrei na Comenda, fiz uma paragem no Café o Choupinho para comer alguma coisa..


A barriga já ia a dar sinal, tinha que trincar alguma coisa para ganhar energia para o resto da voltinha, uma bela aldeia pacata ali no meio das grandes planícies...


Barriguinha mais composta segui com as pedaladas, passei pelo Monte da Pedra e fui até Gáfete, entrei um pouco no IP 2 e antes de Alpalhão segui por uma estradinha de serviço ao lado do IP 2..


Naquele bocadinho não se pode circular de bicicleta, temos que passar num caminho mesmo ao lado, até á mais fixe passar por ali, uma estradinha bem castiça...


Passei no meio de Alpalhão e segui em direção de Castelo de Vide, aquela estradinha já minha conhecida numa voltinha com o Zé Almeida, uma vez fomos de Mação até Marvão, ida e volta, essa foi das boas...




Lá fui pedalando sempre a desfrutar as belas paisagens das Planícies Alentejanas, um pouco antes de Castelo de Vide cortei á esquerda e segui até á Barragem de Póvoa e Meadas..


Um belo espelho de água, fiz uma paragem em cima do paredão da barragem tirei umas fotos e ali me enterti um pouco a  mirar a paisagem...


Fotos tiradas segui até á bela Vila de Niza, aqui mais uma paragem para comer alguma coisa, fui até ao Restaurante a Alameda comi um queijinho, comi uma sopinha e bebei uma cervejinha fresquinha...


Foi um belo repasto para ganhar energias para o resto da voltinha, para pedalar tem que se comer, e nada melhor que comer um queijinho de Niza...



Barriga cheia era hora de seguir, quando sai do Restaurante estava a começar a pingar, pensei logo, estou lixado vou molhar o casaco..


Quando comecei a descer para Ribeira de Niza tive que parar e vestir o impermeável, fiz o resto da descida a chover bem, depois da ponte a coisa melhorou um bocadinho..


Fui pedalando nas calmas subida fora, já se via as nuvens a dar a volta, já no alto desci e parei em cima da ponte que passa por cima do Rio Tejo, tinha uma bela panorâmica das Portas de Rodão..


Mais uma foto para recordação, com o tempo a melhorar passei por Vila Velha de Rodão, Coxerro, Serrasqueira e cheguei ás Sarnadas...


Já safo das subidas segui pela Nacional 18 tb conhecido pelo antigo IP 2, quase a terminar a voltinha passei ao lado do Retaxo e mais uma pouco entrei em Castelo Branco..

Bela cidade, nasci lá e passei lá minha infância, estudei e depois emigrei para o Robalo com os meus pais, a vida tem destas coisas...
Cheguei a Castelo Branco depois de umas belas pedaladas num domingo meio nublado, mesmo assim tive sorte com o tempo, a chuva foi minha amiga, foi só um bocadinho para arrefecer o motor..


Mais uma bela voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...






Sem comentários:

Enviar um comentário